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Voz interior: como silenciar os pensamentos negativos

Quando a vida não está saindo como o planejado, é fácil entrar em uma espiral de negatividade.

Nossa mente entra em um estado vicioso de pensamentos hipotéticos e desastrosos, impulsionados pelo medo e pela preocupação.

Lutar constantemente contra esses pensamentos autodestrutivos é altamente desgastante e estressante.

Em vez de nos esforçarmos para interromper esses padrões de pensamentos negativos, parece que alimentamos eles cada vez mais. É como se a gente tentasse apagar uma fogueira jogando álcool nas chamas.

Existem estudos que dizem que o pensamento negativo pode afetar não apenas nossa saúde mental, mas também nossa saúde física. Por mais que silenciar esses pensamentos seja um hábito difícil, é possível sim interromper de forma consciente o padrão negativo.

Confira abaixo algumas dicas práticas.

Mude o foco

Quando os pensamentos negativos surgem, você pode tentar redirecionar o foco para alguma memória que o faça feliz.

Essa mudança de foco pode ser vista como um simples ato de mudar o canal na TV. Se está assistindo a um programa que não lhe interessa ou que faz você se sentir mal, por que continuar assistindo? Basta mudar de canal.

Portanto, na hora que um pensamento negativo vier à sua mente, imagine-se mudando para um “canal de pensamento positivo”.

Respire

Você também pode mudar o foco dos pensamentos ao focar a sua atenção para a sua respiração.

Quando estiver no meio do turbilhão de pensamentos, simplesmente pare e comece a respirar de forma profunda e tranquila.

Respire fundo contando até quatro. Expire contando até quatro. Repita várias vezes até acalmar a sua mente.

Aqueça-se

Muitas vezes, o pensamento negativo surge quando a pessoa está se sentindo solitária. Uma forma de reduzir esse sentimento de solidão pode ser feito apenas se aquecendo.

Segundo estudos, pessoas se lembram menos de sentimentos negativos sobre uma experiência solitária passada quando estão segurando uma bolsa quente.

Por isso, se os seus pensamentos negativos são relacionados à solidão, experimente tomar um chá quente, se agasalhar bem ou tomar um banho longo.

Substituir o calor físico pelo calor emocional pode ser uma solução rápida. Só não deixe que essa prática substitua a interação humana real a longo prazo.

Ajude os outros

Já pensou em fazer algum tipo de trabalho voluntário?

Quando você tem pensamentos negativos sobre como nada acontece do seu jeito e como a vida é tão difícil contigo, ajudar alguém em necessidade é uma ótima maneira de colocar seus pensamentos negativos em uma nova perspectiva.

Aqui, o objetivo não é você se sentir mal por reclamar da vida, mas para que você perceba que todo mundo enfrenta dificuldades.

Além disso, por mais que a sua vida não esteja nos trilhos, o voluntariado pode fazer você enxergar coisas pelo qual você deveria ser grato e que, às vezes, ficam ofuscadas pelos problemas do cotidiano.

Pare o autojulgamento

Muitos dos pensamentos negativos envolvem o autojulgamento. As pessoas podem ser duras e impiedosas com elas mesmas, em um nível que dificilmente elas seriam com os outros.

Por isso, se você tende a se julgar duramente, a melhor maneira de domar essa conversa negativa interna é perguntar aos outros como eles o veem e ouvir o que eles têm a dizer.

Você pode acabar se surpreendendo com esses feedbacks.

Em resumo, resista à tentação de se culpar quando se pegar pensando negativamente. Todo mundo tem pensamentos negativos de vez em quando. Apenas esteja ciente e opte por não ouvir todos eles para que você possa continuar vivendo sua vida.

Para mais dicas de saúde e bem-estar, confira o meu perfil no Instagram @dryuribusin.

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