Voltar a trabalhar depois das férias pode ser uma tarefa difícil, principalmente se o tempo de descanso foi um pouco mais prolongado.

Algo muito comum que ocorre nesse período é que no início das férias as pessoas ainda estão acostumadas com a rotina do trabalho e acabam tendo dificuldade para desacelerar o ritmo. E então, quando as mesmas acabam, elas já se acostumaram com as férias e acabam tendo dificuldades para retomar uma produtividade satisfatória.

Portanto, veja o que você pode fazer para voltar a trabalhar depois das férias com energia e produtividade, sem deixar que esse período de recesso influencie negativamente na sua vida profissional.

Deixe tudo organizado antes de entrar em férias

Antes de iniciar as suas férias é interessante que você deixe tudo organizado, sem que fique nenhuma pendência para trás. Pois, se você deixar algo incompleto, é possível que isso te incomode durante o período de férias, fazendo com que você tenha dificuldades para aproveitar esse período.

É fundamental também, nesse período, evitar a realização de qualquer atividade relacionada ao trabalho, afinal, você está de férias, mesmo que sejam atividades pequenas.

Evite sofrer por antecipação

As férias precisam ser aproveitadas, pois esse é o momento de recarregar as energias, deixar as preocupações de lado e aproveitar um bom tempo com pessoas que te fazem bem. Isso acaba sendo difícil se você sofrer com a antecipação, já pensando no trabalho ou nas suas responsabilidades profissionais.

Por isso, no momento de férias, é interessante tentar se desligar do ambiente profissional e evitar o sofrimento precoce. Deixe para trabalhar e pensar no trabalho apenas quando for propício. Assim, você será capaz de voltar a trabalhar depois das férias com mais energia e maior capacidade produtiva.

Tente retomar a sua rotina de sono antes de voltar a trabalhar

No período de férias podemos não ter horário para dormir ou acordar. E isso não é um problema. Mas, é interessante que alguns dias antes do início do trabalho, você passe a tentar regular o seu sono.

Isso significa tentar dormir mais cedo e acordar no horário que você acordaria quando precisa ir trabalhar. Essa é uma forma de acostumar o seu organismo para lidar com a rotina de trabalho. Faça isso aos poucos, para ir se acostumando.

Resolva primeiro o que for mais importante

Ao voltar a trabalhar depois das férias é possível que você encontre algumas dificuldades, como o acúmulo de atividades. Por isso, é fundamental que você foque no que for mais importante e urgente. Assim, você acaba tendo mais facilidade para realizar as suas tarefas.

A dica é que você faça uma lista de prioridades, com tudo o que você precisa realizar. Você também pode definir prazos e horários, para que possa ter uma boa produtividade durante as primeiras semanas.

Tenha em mente que a primeira semana pode ser a mais difícil

Ao voltar a trabalhar depois das férias é possível que a primeira semana seja a mais difícil. Ela pode ser vista como um período de adaptação. Por isso, você pode utilizar essa semana para tentar se adequar a rotina de trabalho e focar para que a boa produção já inicie nesta semana.

Ou seja, você poderá se esforçar um pouco mais, para que essa semana seja diferenciada, fazendo com que você se acostume com a produtividade e passe a ter rotinas melhores. Com o tempo, a produtividade voltará a fazer parte da sua rotina.

E você, como tem sido a produtividade do seu trabalho? Conhece alguma dica para aqueles que estão retomando das férias e precisa retomar o ritmo do trabalho. Compartilhe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando o blog. Até a próxima!

Deixe um comentário