Pular para o conteúdo

3 dicas para quem está acomodado sair da zona de conforto

A zona de conforto não é necessariamente um lugar ou local em que ficamos. Na verdade, ela pode ser compreendida como um conjunto de comportamentos que nos levam a ficar acomodados, mesmo em momentos difíceis ou em situações que exigem mudanças.

Esses comportamentos podem ser vistos como uma fuga, em que optamos por realizar as mesmas tarefas e ficamos acostumados com a situação atual, evitando enfrentar novos desafios ou buscar por novas situações.

Assim, quem está na zona de conforto geralmente se sente satisfeito com a rotina, aceitando as situações do jeito em que ela se encontram. O interessante é que isso ocorre também com pessoas que não estão satisfeitas com a situação atual, mesmo que estejam com problemas dos mais variados tipos. Apesar de reclamarem muito, nada fazem para mudar a situação.

Dessa forma, passa a ser relevante perceber a importância de reconhecer a zona de conforto, bem como os benefícios que podem ser alcançados ao sair dela e, claro, o que fazer para facilitar essa saída do conformismo. Por isso, conheça algumas dicas que podem auxiliar você a trazer mudanças significativas para a sua vida.

Por que sair da zona de conforto?

Pessoas que enfrentam problemas de ordem familiar, como dificuldades com relacionamentos, ou de ordem profissional, como insatisfação com o emprego, principalmente com a remuneração atual, podem estar na zona de conforto, pois, muito provavelmente, não estão fazendo nada para modificar essa situação.

De maneira geral, sair da zona de conforto poderá auxiliar na alteração de comportamentos e, principalmente, na diminuição dos problemas, já que a mudança se transformará em um objetivo a ser atingido.

Por isso, ao iniciar a busca pelo novo, será possível mudar alguns aspectos da sua realidade enfrentando diferentes desafios e situações. Dessa forma será possível atingir uma maior autoconfiança, melhor autoestima, sucesso, desenvolvimento pessoal (autoconhecimento) e profissional, entre outros benefícios significativos.

Dicas para sair da zona de conforto

Sair da zona de conforto não é algo tão simples, pois é preciso passar por um processo diferenciado, para que o resultado seja realmente alcançado. Conhecer alguns comportamentos que vão auxiliar você nessa saída é um ótimo começo. Confira nossas dicas a seguir.

1. Descubra o porquê de você estar acomodado

De maneira geral, quando estamos acomodados, há um motivo para isso. Portanto, passa a ser fundamental perceber quais são as principais causas para você não querer sair da sua zona de conforto.

Pergunte a si mesmo o que está impedindo você de mudar ou o que está aprisionando você no seu estilo de vida atual. Tente identificar os medos ou crenças que impedem a sua evolução.

2. Descubra quais são seus desejos

Faça uma reflexão a respeito dos seus anseios, seus objetivos de vida e lembre dos seus planejamentos passados. Assim, será possível verificar em que situação você se encontra no momento atual e qual seria a situação em que você gostaria de estar.

Percebendo isso, possivelmente você notará que alguns dos seus planos foram deixados de lado. Logo, os planejamentos do passado podem voltar a ser exercitados no presente, para que no futuro a modificação ocorra.

3. Encontre meios para realizar seus objetivos:

Depois de ter claro o que você realmente deseja para a sua vida e os motivos pelos quais você está insatisfeito, mas não está fazendo nada para mudar, chega a hora de encontrar os meios necessários para atingir os seus objetivos.

Esse é um momento para refletir e, ao mesmo tempo, agir. Por isso, passe a procurar os caminhos para que os seus desejos possam ser realizados. Geralmente, para que isso ocorra, será preciso passar por um processo, seja a busca de um novo emprego, o aperfeiçoamento (profissional e pessoal) ou um término ou início de relacionamento.

Todos temos dificuldades diferentes, personalidades diferentes e vontades diferentes. Portanto, comece a traçar o seu plano, pensando exclusivamente no que você sente que precisa mudar, mas dê sempre um passo de cada vez. A organização das suas metas para sair do comodismo será uma chave muito importante para o sucesso.

Ao encontrar os caminhos, será possível iniciar a construção de um futuro diferente. Assim, a mudança passará a ocorrer aos poucos e você irá, sutilmente, saindo da zona de conforto e ficando aberto para as novas realidades e experiências em sua vida.

Já se perguntou se está vivendo na zona de conforto? Precisa de algum aconselhamento especializado para atingir seus objetivos de vida? Consulte um psicólogo em SP e agende uma consulta comigo!

Voltar ao topo