Pular para o conteúdo

Vale a pena investir em um relacionamento amoroso?

Os humanos são criaturas sociais e, portanto, são propensos a buscar formas de socializar, principalmente quando o assunto é relacionamento amoroso.

A busca por um companheiro está enraizada em nossa cultura e é reforçada constantemente e ao extremo por nossos amigos e familiares, assim como na TV, no cinema ou nas redes sociais. É quase uma obrigação social você ter um namorado ou marido.

O grande problema disso é que as pessoas têm diminuído cada vez mais o tempo que ficam sozinhas. Se não estamos próximos de outras pessoas fisicamente, estamos conectados a elas por meio da internet.

Muita gente nem imagina, mas a falta de solidão também pode ter graves consequências para nós.

A importância da solidão

É comum as pessoas pensarem em alguém solitário como alguém vivendo em uma casa no meio da floresta ou de uma pessoa extremamente antissocial.

Porém, todo mundo deveria praticar a solidão de vez em quando, desconectando do mundo online e se isolando de outras pessoas, ficando em um local livre de qualquer distração.

A solidão é uma oportunidade para aprender algo sobre nós mesmos. É nesses momentos solitários que a pessoa pode tirar um tempo para pensar, resolver problemas da vida, refletir sobre objetivos, expressar gratidão ou realizar uma experiência de autoconhecimento.

Em um mundo de superestimulação, nossas mentes estão constantemente em um modo hiperativo. A solidão permite que sua mente se desligue de toda a conversa interminável que vem do ambiente ao seu redor, seja ele no físico ou online.

Porém, encontrar períodos de solidão pode ser um pouco difícil quando se está em um relacionamento amoroso, principalmente se você mora com a outra pessoa. Quando você está solteiro, por outro lado, você tem muito espaço para praticar a solidão.

Está na hora de se relacionar?

Passar um tempo solteiro pode ser incrivelmente bom para a sua saúde mental. É nesse momento que você aprende coisas sobre si mesmo que o ajudarão pelo resto de sua vida, assim como em relacionamentos futuros.

Muitas vezes, a pessoa mal sai de um relacionamento e já embarca em uma busca desesperada por uma nova relação, seja para “tapar” o buraco deixado pelo outro parceiro ou porque não gosta da sensação de estar sozinha.

Por outro lado, pessoas solteiras se tornam mais próximas de amigos, parentes e colegas de trabalho, o que pode ser um bom impulso para a autoconfiança e autoestima.

Além disso, quando você não tem alguém para te apoiar, você se acostuma a se concentrar em sua própria felicidade. Ser feliz por si só, sem um relacionamento, é muito importante para gerar relacionamentos futuros mais saudáveis, sem depender do outro para ser feliz.

Dessa forma, aproveite esse tempo solteira para ser egoísta e fazer o que é importante para você. Experimente ainda fazer uma terapia com um psicólogo, para impulsionar o seu autoconhecimento.

Não há problema em se concentrar em si mesmo. Embora você possa se sentir pressionada a estar em um relacionamento amoroso, não está perdendo seu tempo ao se dedicar a si mesmo.

Se você quer ficar por dentro de mais dicas de bem-estar como estas, experimente seguir agora mesmo o meu perfil no Instagram @yuri.busin !

Voltar ao topo