Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber para subir de cargo

Se você já está no mesmo emprego há algum tempo, talvez esteja na hora de pensar na possibilidade de subir de cargo.

Muitos esperam que a sonhada promoção de carreira venha de forma automática, presumindo que a empresa vai oferecê-la como uma forma de bônus por tantos anos de trabalho.

Entretanto, nem sempre isso funciona.

Às vezes, o chefe nem sabe que o funcionário tem interesse em assumir uma nova função na empresa.

Já em outras, a empresa pode vê-lo no mesmo cargo por tantos anos e chegar à conclusão de que você é pessoa certa para permanecer na função atual, desestimulando a ideia de fazer mudanças na equipe.

Sabe aquela história de não mexer no time que está ganhando?

Pensando nisso, separei algumas dicas que podem ajudar você a subir de carreira.

Informe o seu chefe que você deseja uma promoção

A primeira dica é simplesmente avisar o seu chefe do seu interesse de subir de cargo.

Quem não chora não mama, já dizia o ditado. Por isso, o primeiro passo é falar abertamente que almeja um cargo superior, para que a empresa passe a considerá-lo como um possível candidato.

Dependendo da relação que você tem com o seu chefe, ele já poderá te dar algumas dicas do que precisa fazer para conseguir a função ou o conhecimento técnico necessário para chegar lá. Considere isso como um plano de carreira.

Por outro lado, nesta conversa, é possível que você seja informado que a empresa não tem interesse em promovê-lo. Receber esse feedback é muito importante para que você não crie falsas esperanças de crescimento em uma companhia que não está interessada em desenvolver a carreira dos colaboradores.

Não fique triste com isso. Considere essa negativa como uma oportunidade para você começar a considerar a saída da empresa e procurar uma nova posição de trabalho.

Preste atenção naqueles que foram promovidos

Para aumentar as suas chances de subir de cargo observe atentamente as pessoas que receberam promoções nos últimos anos, principalmente aqueles que estão em um cargo de liderança.

Perceba nesses promovidos quais são os comportamentos deles no dia dia, quais habilidades sociais utilizam ou a forma como eles se comunicam com os colegas (incluindo aquelas mais tóxicas) e a chefia da empresa.

Procure traços de personalidade, conquistas e hábitos e absorva aqueles que você não possui.

Neste trabalho, um psicólogo clínico pode te ajudar a reconhecer os seus pontos fortes, assim como aquelas habilidades que precisam ser melhoradas.

Assuma novas responsabilidades

Quem quer subir de carreira não pode ficar apenas na famosa “zona de conforto”.

É preciso assumir riscos, enfrentar medos e buscar novas responsabilidades.

Pergunte ao seu chefe se existe alguma tarefa que você poderia executar e que lhe ajudaria a ter um cargo melhor.

Isso vai exigir mais de suas habilidades para conseguir entregar resultados cada vez melhores para a empresa.

Além disso, ofereça-se para se envolver em projetos de outros departamentos ou participar de eventos de toda a empresa.

Todo empregador quer que seus colaboradores contribuam para gerar mais valor para a empresa. Dessa forma, se você demonstrar que está apto a se esforçar para agregar valor para o negócio, estará pronto para ser promovido no trabalho.

Seja positivo no local de trabalho

Por mais que seja angustiante e estressante esperar por uma oportunidade de promoção (algo que pode demorar de meses a anos), manter a calma, trabalhar de forma focada e ser otimista no dia a dia são essenciais para crescer profissionalmente.

Siga o roteiro básico: seja pontual no trabalho, cumpra prazos, mantenha um bom relacionamento com todos os colegas, fuja das fofocas, não se envolva em discussões e seja proativo.

Pense na possibilidade de fazer um curso de idiomas ou mesmo um curso do ensino superior.

Além disso, seu desempenho profissional deve mostrar que você já domina sua função atual e está pronto para assumir uma posição mais desafiadora na empresa.

É difícil, mas você precisa estar continuamente motivado para manter o esforço necessário para permanecer na direção certa para a almejada promoção.

Porém, se você está tendo dificuldade para lidar com a pressão ou não está precisando de ajuda para melhorar as suas habilidades sociais, experimente marcar uma consulta comigo.

Voltar ao topo