Sentimentos de tristeza, desespero e solidão são emoções normais que todos os seres humanos experimentam em algum momento de suas vidas. No entanto, para muitos, é difícil reconhecer se alguém está apenas triste ou, na verdade, está com depressão. Tristeza ou depressão são confundidas a todo momento, mesmo que haja sintomas distintos entre elas.

Muitas vezes, as pessoas acreditam que a principal diferença entre elas é de amplitude, como se fosse possível medir a escala de tristeza de alguém ou que a partir de um determinado grau ela é considerada uma depressão.

Por isso, neste artigo, você descobrirá o que está por trás dos conceitos e como separar facilmente tristeza e depressão.

Quais as principais diferenças entre tristeza ou depressão?

Estar triste é uma emoção humana como qualquer outra. Muitas vezes, experimentar a tristeza pode ser útil em experiências difíceis, como rejeição, rompimento ou decepção, pois, promove o aprendizado de superação, crescimento emocional e reconhecimento dos erros do passado.

Por outro lado, a depressão é uma doença mental. Isso significa que ela se manifesta por meio de diversos sintomas depressivos, afetando a mente e o corpo, que vão desde perda de peso até fadiga. Geralmente, a pessoa apresenta diariamente pelo menos cinco desses sintomas e por um período prolongado.

A tristeza persistente pode ser um dos sintomas da depressão, mas não se resume a ela. A depressão pode causar sofrimento geral e uma mudança fundamental em sua percepção e atitude em relação à vida. Por isso, a tristeza é breve. A depressão persiste por muito mais tempo.

Como identificar a tristeza?

A tristeza é a consequência de uma situação que pode ser identificada, como uma experiência dolorosa, decepcionante ou difícil. Com isso, ela permite que a pessoa possa trabalhar com perdas ou decepções antes de começar a se sentir melhor.

De forma geral, quando alguém está triste, as atividades que a pessoa gosta, como assistir séries, comer ou receber um telefonema de um amigo são o suficiente para fazê-la superar o sentimento. Por mais que a tristeza atrapalhe o sono ou suas atividades diárias, após um curto período de tempo a emoção passará.

A tristeza pode até causar pensamentos negativos de inutilidade ou de culpa, que são facilmente compensados pela afirmação e apoio positivo de amigos e familiares. Por outro lado, ter pensamentos suicidas e o desejo de não viver mais não são sintomas de tristeza.

Como identificar a depressão?

A depressão é uma condição que possui um impacto duradouro e severo no corpo e na mente da pessoa. Um dos aspectos mais importantes da depressão é a experiência de falta de interesse em coisas e atividades das quais a pessoa já teve muito prazer.

Diferente da tristeza, que geralmente tem um gatilho (um agente causador), a depressão pode aparecer sem motivo aparente.

A depressão é frequentemente associada a perturbações graves dos padrões alimentares normais, de sono ou ambos. O indivíduo pode se tornar insone ou dormir o dia todo e não querer sair da cama. Os distúrbios alimentares costumam ser uma manifestação do pensamento que “tudo é inútil”.

Na depressão moderada, o humor é baixo e consistente ao longo do dia, embora às vezes você possa encontrar momentos de alegria. Na depressão grave, o episódio depressivo é constante, diário e aparentemente implacável.

Normalmente, indivíduos tristes tendem a aceitar ajuda e apoio de outros, enquanto pessoas com depressão se afastam e se isolam. Segundo pesquisa do Ibope, mais da metade das pessoas entre 24 e 35 anos teriam vergonha de revelar o diagnóstico para seus familiares.

Além disso, os depressivos podem experimentar sentimentos de desesperança, autopunitivos e até suicidas

Concluindo, sentimentos de desespero, solidão e infelicidade geral são confundidas erroneamente entre tristeza ou depressão. É importante avaliar as diferenças acima e perceber que a depressão é uma doença grave que precisa ser tratada adequadamente, enquanto a tristeza é apenas um período emocional que passará com o tempo.

Um psicólogo é indicado para ambos os casos, mas a depressão é uma condição que requer mais atenção e cuidado imediato.

E você, está em dúvida quanto aos seus sentimentos? Ainda não sabe as diferenças entre tristeza ou depressão? Marque uma consulta com um psicólogo e comece a cuidar de sua saúde mental.