Pular para o conteúdo

Qual o melhor tratamento para a ansiedade?

Muitas pessoas enfrentam nervosismo, agitação, tensão, dor no peito e estresse de forma crônica e nem suspeitam que precisam de tratamento para a ansiedade.

Na verdade, a ansiedade é uma resposta natural a eventos estressantes da vida, como perdas de entes queridos, mudanças de carreira ou problemas financeiros, por exemplo.

Porém, quando os sintomas de uma crise de ansiedade se tornam maiores do que os eventos que os desencadearam - a ponto de interferir na vida do indivíduo - eles podem ser sinais de um problema mais sério.

Hoje, o transtorno de ansiedade está entre os problemas de saúde mental mais comuns no Brasil.

Por isso, se você está se sentindo ansioso (muito além do que é considerado normal), espero apresentar neste artigo a melhor forma de tratamento para esta doença mental.

Como o estado ansioso afeta a vida de uma pessoa?

A crise de ansiedade não é uma sensação agradável.

Na vida, todos experimentam sintomas de ansiedade em algum momento da vida.

Entretanto, para algumas pessoas, esse sentimento de medo e estresse são mais do que simples preocupações passageiras. Ela pode demorar várias semanas, meses ou anos.

Embora os sintomas de uma crise de ansiedade variem de pessoa para pessoa, em geral, o corpo reage de uma maneira muito específica à ansiedade, o que inclui inquietação, sudorese intensa, tremor, fraqueza, insônia, problemas digestivos, entre outros.

Os transtornos de ansiedade podem fazer com que as pessoas tentem evitar situações que desencadeiam ou pioram os sintomas. Isso pode ir além, e levar a um quadro de depressão.

Com isso, o estilo de vida é afetado, com o desempenho no trabalho, na escola e em relacionamentos sendo profundamente comprometidos.

Substituir pensamentos negativos por outros mais positivos, como muitos orientam, é mais fácil de falar do que fazer.

Frequentemente, esses pensamentos negativos fazem parte de um padrão que persiste por toda a vida. É preciso muita prática para quebrar esse hábito.

Infelizmente, não existe um remédio receitado por um médico que cura a ansiedade.

No máximo, esses medicamentos ajudam a controlar os sintomas. Geralmente, eles são prescritos apenas para curtos períodos de tempo, para aliviar grandes crises de ansiedade.

Portanto, para realmente atenuar o transtorno, o melhor caminho é procurar um psicólogo para tratamento.

Como é feito o tratamento?

No meu consultório, eu estudo os sintomas psicológicos e avalio como o transtorno de ansiedade está afetando a vida diária dos meus pacientes.

Durante o tratamento na terapia cognitivo-comportamental a pessoa aprende a melhorar a habilidade de gerenciar as preocupações do cotidiano.

Isso permite que a pessoa possa retomar gradualmente as atividades que evitou por conta da ansiedade.

Com o passar do tempo e a continuidade do atendimento do psicólogo, o paciente vê os sintomas melhorarem à medida que o tratamento prossegue.

Geralmente, o tratamento concentra-se em ensinar técnicas de relaxamento e de respiração, para melhorar habilidades específicas que ajudam a gerenciar diretamente as situações estressantes ajudando-a a retornar gradualmente às atividades que evitou devido à ansiedade.

Também recomendo a prática de exercícios físicos para ajudar a diminuir os níveis de medo e estresse.

Pesquisas demonstraram que este tratamento também pode ser utilizado por quem sofre de pânico, fobias, depressão, ansiedade generalizada, entre muitas outras condições.

Dessa forma, a terapia com psicólogo como tratamento para ansiedade é a maneira mais eficaz de resolver a situação e ter uma melhor qualidade de vida.

Portanto, se você quer controlar uma crise de ansiedade, parar de pensamentos preocupantes e vencer seus medos, entre em contato e veja como a terapia pode ajudar.

Voltar ao topo