Quando você está deprimido, pode parecer que você nunca sairá dessa condição. No entanto, se isto está impedido de você viver a vida que deseja, não hesite em procurar ajuda, por meio de um tratamento da depressão.

Assim como não há duas pessoas afetadas exatamente da mesma maneira pela condição, não há um único tratamento que cure a depressão. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

No entanto, até mesmo a depressão mais grave é tratável. Por isso, aprender sobre suas opções de tratamento o ajudará a decidir qual abordagem é a adequada para você.

Neste artigo, você conhecerá as melhores maneiras de tratar a depressão e como e adaptá-la às suas necessidades.

Vamos lá?

 

A necessidade de mudanças no estilo de vida

Independentemente do método escolhido, o tratamento tem mais efeito quando você faz mudanças no seu estilo de vida. Às vezes, essas mudanças podem ser tudo que você precisa. Mesmo que você precise de outro tratamento, adotar um novo estilo de vida pode ajudar a diminuir a depressão mais rapidamente e impedir que ela volte no futuro.

A atividade física, por exemplo, pode ser tão eficaz no tratamento da depressão quanto a medicação. O exercício não só estimula a serotonina, a endorfina e outras substâncias químicas do cérebro que fazem você se sentir bem, mas também instiga o crescimento de novas células e conexões cerebrais, assim como os antidepressivos.

O melhor de tudo é que você não precisa treinar para uma maratona para colher os benefícios. Mesmo uma caminhada diária de meia hora pode fazer uma grande diferença. Para bons resultados, faça entre 30 e 60 minutos de atividades aeróbicas diárias.

Comer também é importante para manter a saúde mental. Comer refeições pequenas, equilibradas e saudáveis ao longo do dia vai ajudá-lo a manter a energia elevada e a minimizar as alterações de humor.

O sono também tem um forte efeito no humor. Quando você não dorme o suficiente, seus  sintomas de depressão serão piores. A privação do sono exacerba a irritabilidade, o mau-humor, a tristeza e a fadiga.

 

Os tipos de tratamento da depressão

Da terapia à medicação, existem muitos tratamentos eficazes que podem ajudá-lo a superar a depressão, sentir-se feliz e esperançoso novamente e recuperar sua vida. O tratamento que será recomendado será baseado no tipo de depressão que você tem.

Atualmente, existe uma gama de tratamentos eficazes e profissionais de saúde que podem ajudá-lo a se recuperar da depressão. Quanto mais grave a depressão, mais intensivo será o tratamento necessário. O importante é encontrar o tratamento certo e o profissional de saúde adequado às suas necessidades.

Veja alguns deles!

 

Psicoterapia individual

terapia cognitiva comportamental é a principal forma de tratamento da depressão. Ela tem o objetivo de ajudá-lo a entender seus pensamentos e comportamentos e como eles afetam você.

Por meio da psicoterapia é possível reconhecer os eventos em seu passado que moldaram o que você é hoje. O tratamento se concentra principalmente em mudar a maneira como pensa, sente e se comporta no presente.

A terapia ajuda a trabalhar a causa de sua depressão, ajudando-o a entender por que você se sente de uma certa maneira, quais são seus gatilhos e o que pode fazer para se manter saudável.

Com isso, o psicólogo ensina como superar pensamentos negativos e ser capaz de desafiar sentimentos sem esperança. O que você aprende na terapia lhe dá habilidades e discernimento para se sentir melhor e ajudar a evitar que a depressão volte.

Caso não se sinta confortável para ir até uma clínica, você pode fazer a  terapia online, com a ajuda de um computador ou smartphone. Da mesma forma que a terapia presencial, você também terá uma série de sessões semanais e receberá o apoio necessário de um profissional de saúde, mesmo a distância.

 

Terapia de grupo

A terapia de grupo também pode ser muito útil no tratamento da depressão. Ambas as sessões de terapia, individual e de grupo, geralmente duram cerca de uma hora.

Na terapia individual, você está construindo um relacionamento forte com um psicólogo e pode se sentir mais à vontade para compartilhar algumas informações confidenciais com uma pessoa do que com um grupo. Você também recebe atenção individualizada.

Já na terapia de grupo, ouvir os colegas, passando pelas mesmas dificuldades, ajuda a validar suas experiências e a construir a autoestima. Muitas vezes, os membros do grupo estão em diferentes pontos de sua depressão, então você pode obter dicas de alguém que tenha trabalhado em um problema desafiador.

Além de oferecer inspiração e ideias, a participação em terapia de grupo também pode ajudar a aumentar suas atividades sociais, um ponto fundamental para superar a depressão.

 

Medicamentos

Se você está sofrendo de depressão moderada a grave, seu psiquiatra pode prescrever medicação antidepressiva, acompanhado de tratamentos psicológicos. Os antidepressivos são prescritos quando outros tratamentos não foram bem-sucedidos, quando a terapia psicológica não é possível devido à gravidade da condição ou à falta de acesso ao tratamento.

Pessoas com formas mais graves de depressão (transtorno bipolar e psicose) geralmente precisam ser tratadas com medicação. Isso pode incluir uma combinação de estabilizadores de humor, drogas antipsicóticas e antidepressivos.

Embora a medicação possa aliviar os sintomas da depressão, geralmente não é adequada para uso a longo prazo. Outros tratamentos, como os exercícios físicos e a terapia cognitiva comportamental, podem ser tão eficazes quanto a medicação, muitas vezes até mais, pois, não vêm com efeitos colaterais indesejados dos remédios.

Todos esses tratamentos da depressão levam tempo e, às vezes, podem parecer muito lentos. Isso é absolutamente normal. Geralmente, a recuperação tem seus altos e baixos. No entanto, com o tempo, as coisas vão melhorando e você poderá voltar a aproveitar a vida da melhor forma.

 

E você, já conhecia os principais métodos de tratamento da depressão? Gostaria de conversar com um psicólogo para decidir qual o melhor tratamento para o seu caso? Entre em contato comigo e agende uma visita!

Deixe um comentário