Pular para o conteúdo

Transtorno de personalidade: saiba o que é e como tratar

Cotidiano
Transtorno de personalidade: saiba o que é e como tratar

Um transtorno de personalidade é uma condição de saúde mental que envolve padrões de pensamentos e comportamentos que causam sofrimento significativo a uma pessoa ou prejudicam sua capacidade de funcionar.

A condição engloba uma série de transtornos, como a narcisista, antissocial, dependente, obsessivo-compulsivo, entre outros.

Na maioria das vezes, as pessoas com transtornos de personalidade não percebem que seus pensamentos e comportamentos são problemáticos.

Quem pode desenvolver um transtorno de personalidade?

Na prática, qualquer pessoa pode desenvolver um transtorno de personalidade. Porém, diferentes tipos de transtornos de personalidade afetam as pessoas de maneiras diferentes.

Normalmente, a maioria dos casos começa na adolescência, conforme a sua personalidade se desenvolve e amadurece até a fase adulta. A única exceção é o transtorno de personalidade antissocial, em que 80% dos casos o transtorno inicia já na infância.

Estima-se que 6% da população global sofra de algum tipo de transtorno de personalidade. Ele pode afetar diferentes partes da vida da pessoa, incluindo trabalho, relacionamentos, identidade própria, assim como controle dos comportamentos e impulsos.

A pessoa com o transtorno passa a ter relacionamentos pobres (ou tóxicos), têm dificuldades ocupacionais, além de funcionamento social prejudicado.

Para entes queridos, a pessoa com o transtorno pode apresentar um comportamento confuso, frustrante ou inconsciente. A pessoa pode não ter consciência de como seus comportamentos causam problemas para si mesma e para os outros.

O que causa a condição?

Apesar dos vários estudos, a causa para esses transtornos ainda não é totalmente compreendida. Porém, pesquisadores acreditam que eles ocorrem a partir de um conjunto de fatores, como a genética ou alterações cerebrais.

Além disso, traumas durante a infância, abuso verbal, bem como fatores culturais também podem aumentar as chances do desenvolvimento dos transtornos de personalidade.

Caso haja a suspeita de um distúrbio de personalidade, o recomendado é procurar um psicólogo para fazer uma avaliação. Geralmente, ela pode ser diagnosticada em consultório, por meio de uma conversa sobre os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Também é possível o uso de questionários, além de informações de familiares ou outras pessoas úteis.

Como é feito o tratamento do transtorno de personalidade?

Nesse momento, não há nenhuma maneira conhecida de prevenir os transtornos de personalidade, mas muitos dos problemas relacionados podem ser minimizados com o tratamento.

Cada transtorno de personalidade tem seu próprio conjunto de critérios de diagnósticos. Da mesma forma, eles também possuem tratamentos específicos.

Um dos principais desafios durante a terapia é que as pessoas com transtornos de personalidade podem não achar que seu comportamento é problemático e, portanto, podem apresentar uma certa resistência ao tratamento.

Não há medicamentos para tratar os transtornos de personalidade, mas a terapia cognitiva comportamental pode ajudar a controlar os sentimentos e comportamentos da condição.

Os principais objetivos da terapia com psicólogo é reduzir o sofrimento imediato do paciente, como ansiedade e depressão. Também é possível ajudar a pessoa a entender que seus problemas são internos e não causados ​​por outras pessoas ou situações. Com o avanço do tratamento, é possível modificar os traços de personalidade que estão causando dificuldades.

Você precisa de ajuda para tratar um transtorno de personalidade? Entre em contato comigo através do meu Instagram.

Últimas publicações

images/blog/como-a-terapia-cognitivo-comportamental-pode-resolver-a-depressao.jpg
Cotidiano

Como a terapia cognitiva comportamental pode resolver a depressão

images/blog/como-as-redes-sociais-podem-aumentar-o-estresse.jpg
Cotidiano

Como as redes sociais podem aumentar o estresse e como evitar isso

images/blog/os-perigos-do-estresse-cronico.jpg
Cotidiano

Os Perigos do Estresse Crônico: Como ele pode afetar sua vida

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin