Há uma grande diferença entre estar sozinha e se sentir solitária e essas duas condições tem consequências distintas. Por isso, é fundamental perceber essa diferença e tentar identificar realmente como você está se sentindo, para lidar melhor com essa situação.

De maneira geral, pode-se dizer que estar sozinha significa não ter a presença de outras pessoas com você. Mas, isso não significa que você irá se sentir solitária. Pois, o se sentir sozinha independe do outro. Muitas pessoas, mesmo quando estão acompanhadas, se sentem solitárias.

Por isso, é possível estar sozinha e não se sentir assim, ao mesmo tempo em que é possível se sentir solitária mesmo tendo outras pessoas ao seu lado. Isso está relacionado com a forma como você lida com as situações e como percebe o outro em sua vida. No caso de você estar acompanhada e se sentir assim, você estará se sentindo solitária.

O estar sozinha e o se sentir solitária

Uma pessoa que acredita que o outro não a compreende, que não consegue ter conversas relevantes com os outros, que se sente julgada e prefere não comunicar os acontecimentos e ideias, pode se sentir solitária, pois não tem um contato satisfatório com o outro.

Assim, o estar sozinha nem sempre é algo negativo, enquanto o se sentir solitária é algo problemático. Em alguns casos, se a pessoa estiver sozinha e se sentir assim, acaba tendo alguns problemas com a solidão.

Isso é ainda mais comum no fim de ano, em quem, por pressão da mídia, as pessoas devem “obrigatoriamente” passar com a família e amigos. Mas, também é possível passar por essa época estando sozinha, sem se sentir assim. É absolutamente normal e não menos divertido passar por essas festas sozinha. Tudo isso irá depender de como você lida com a situação.

Aprenda a gostar da sua própria companhia

No fim da contas, o que realmente importa é você conseguir aproveitar a sua própria companhia, sem precisar do outro para se sentir bem. Em alguns momentos, é preciso ficar sozinha para refletir e lidar com alguns conteúdos, para então conseguir também aproveitar a companhia dos outros.

Por isso, uma pessoa bem resolvida é aquele que fica sozinha, sem se sentir solitária, conseguindo aproveitar as situações e acontecimentos sem que tenha outras pessoas com ela. Essa é uma ótima maneira de aprender a lidar com a solidão.

Com isso, o ficar sozinha passa a ser algo prazeroso, como um tempo que você tem somente para você, para fazer o que você gosta e aproveitar.

Saiba que você não precisa do outro para se sentir bem

Algumas pessoas acabam acreditando que precisam do outro para se sentir bem e feliz, e isso acaba gerando uma relação de dependência. Essas, geralmente, são as pessoas que se sentem solitárias, tendo a necessidade de estar com alguém.

Mas, é preciso ter em mente que a sua felicidade e o seu bem estar não depende do outro, eles dependem apenas de você. Assim, será possível ficar sozinha sem se sentir solitária e sem que isso te traga sentimentos negativos.

Os momentos sozinhos são essenciais

Precisamos ter em mente que somente quando estamos sozinhos é que será possível refletir sobre temas importantes e adquirir cada vez mais a maturidade emocional, passando por processos de autodesenvolvimento.

Por isso, no lugar de evitar o estar sozinha, passa a ser interessante aproveitar esse momento para se desenvolver, aumentar a autoestima e se conhecer cada vez mais. Assim será mais fácil aproveitar a companhia do outro sem que haja qualquer dependência.

E você, tem se sentido só ou meio fora de lugar? Precisa de ajuda para identificar os sentimentos negativos e aproveitar a solidão, dando novos significados para ela e trazendo novas possibilidades para aproveitar esse momento? Entre em contato comigo!