Pular para o conteúdo

Será que o smartphone atrapalha durante o estudo?

Durante o dia a dia dos adolescentes é muito comum eles estarem conectados aos seus smartphones boa parte do tempo. Mas será que usar o smartphone atrapalha durante o estudo?

Tal questão é muitas vezes levantada pelos pais ao observarem seus filhos estudando, já que eles costumam ficar checando suas redes sociais o tempo todo. Tal questão também foi levantada pelos pesquisadores Mendonza e colaboradores da Universidade do Alabama (USA).

Em sua pesquisa eles chegaram a conclusão de que a presença do smartphone, mesmo que não em uso, pode reduzir a atenção e memória dos estudantes.

Os pesquisadores realizaram um experimento com 381 estudantes universitários. Eles deveriam responder um questionário após verem uma aula de 20 minutos. Os estudantes foram divididos em grupos: 1- poderiam usar o celular livremente; 2-poderiam ficar com o smartphone, mas em modo silencioso; 3- não poderiam estar com o aparelho durante a aula.

Durante o vídeo, os pesquisadores mandaram 4 mensagens de texto para os participantes que estavam com os aparelhos. Além disso, os resultados foram comparados com uma escala de nomofobia, medo de ficar sem o celular.

Os resultados mostraram que aqueles indivíduos que tiveram um pior resultado no questionário foram os sujeitos poderiam utilizar o aparelho durante o experimento e quando o índice da escala de nomofobia eram maiores.

Então que tal mudar a forma de estudar? Seguem algumas dicas de como evitar o uso do smartphone durante o estudo.

Estabeleça prioridades de estudo

A falta de controle sobre as redes sociais pode ser motivada pela falta de metas e objetivos. Quando você tem uma lista clara do que deve estudar fica mais fácil limitar seu tempo online.

Faça um cronograma antes de iniciar os estudos, organizando o que irá estudar.

Faça intervalos regulares

Faça intervalo regulares durante o período de estudo, e durante esses intervalos, você poderá checar as suas redes, mas determine estes intervalos, como por exemplo de 30 em 30 minutos.

Desative todas as notificações do seu smartphone

Antes de iniciar seus estudos, entre nas configurações do seu aparelho e retire todas as notificações das redes sociais ou WhatsApp, assim, mesmo que alguém te procurar durante este tempo você não será interrompido.

Coloque seu smartphone em modo avião

Caso você tenha desativado todas as notificações, mas ainda fica conferindo seu celular, coloque-o em modo avião, evitando totalmente a interrupção. O modo avião irá bloquear o sinal, não chegando qualquer notificação.

Curiosidade: acompanhe o seu tempo online

Uma maneira de descobrir quanto tempo você gasta acessando a internet é utilizar aplicativos que servem a esse propósito. O RescueTime, por exemplo, ajuda a contabilizar quanto tempo você utiliza o Facebook, Twitter, Instagram, entre outros aplicativos do celular. Com ele, você pode traçar um plano de ação, diminuindo o tempo online e aumentando a sua produtividade nos estudos ou trabalho.

E você, tem enfrentado alguma dificuldade concentrar durante o estudo? Você já leu o artigo sobre Como utilizar as redes sociais sem perder a produtividade? Se você está precisando de ajuda profissional, consulte pessoalmente um Psicólogo em SP para se desconectar e reconectar consigo mesmo!

Voltar ao topo