Pular para o conteúdo

Quais os riscos do uso excessivo de internet para a saúde mental?

A tecnologia dos smartphones já fazem parte de nosso cotidiano. Muita gente pega toda hora o telefone para dar uma olhadinha nas redes sociais. Mas você sabia que o uso excessivo da internet pode ser perigoso para a saúde mental?

A plataforma Data Reportal divulgou uma pesquisa, em janeiro de 2019, apontando que os brasileiros passaram 9 horas e 29 minutos utilizando a internet diariamente. O país está em segundo lugar no ranking dos maiores usuários.

Mas os riscos vão muito além de diminuição da concentração e produtividade. Estudos recentes apontam que este excesso pode impactar negativamente a saúde mental, gerando efeitos semelhantes ao da dependência química.

E os mais jovens podem ser os mais afetados. Um estudo da agência de saúde pública de Ottawa apontou que adolescentes que usavam excessivamente a internet mostraram ter sinais de depressão, ansiedade e pensamentos suicidas.

E com a quarentena e o isolamento social, onde as pessoas aumentaram o hábito de ficar na internet, os riscos consequentemente são maiores.

Detalho, a seguir quais os problemas gerados para a saúde mental, com o uso excessivo de internet. Acompanhe.

Dependência

Um dos fatores mais apontados por especialistas em saúde mental é que o uso excessivo da internet pode causar dependência.

Pesquisa realizada pela Universidade Maryland, dos Estados Unidos, revelou que a dependência em tecnologia é semelhante ao do uso de drogas.

Jovens que foram restritos de usar eletrônicos com internet apresentaram desconforto, confusão mental, isolamento, e até coceira, além de angústia e ansiedade.

Leia também:

- 12 dicas para cuidar da sua saúde mental na quarentena (COVID-19)

- A força das emoções positivas

Baixa autoestima

Por falar em redes sociais, o Instagram e Facebook podem afetar a autoestima dos usuários.

Fotos de viagens ao exterior, pessoas com corpos esbeltos, usuários ostentando roupas de grife e famosos no seu dia a dia glamouroso tendem a ser um comparativo de vida para pessoas com problemas de autoestima.

O impacto que a rede social causa pode afetar o psicológico das mulheres, devido à pressão de ter um corpo perfeito, por exemplo.

Depressão

Pessoas com depressão podem encontrar uma forma de consolo na tecnologia, com um mundo virtual que substitui a insatisfação da realidade.

Mas isso pode piorar a doença, pois a pessoa corre o risco de se afastar mais das outras.

Quem é dependente em tecnologia começa deixar de lado os compromissos, se distancia das pessoas ou deixa de praticar hobbies.

Estresse

A internet facilitou a comunicação entre as pessoas, mas também aumentou a pressão de respostas mais rápidas e disponibilidade.

O excesso de informação e as multitarefas, além da pressão de estar sempre disponível, tira nossa concentração e pode aumentar a carga de estresse, sendo prejudicial para o bem-estar mental.

Ou seja, para evitar estes e outros problemas, é importante ter limites para o uso excessivo da internet. De preferência, voltar a fazer uma coisa por vez para aproveitar o momento e relaxar.

E você, está enfrentando dificuldade para diminuir o uso excessivo de internet. Marque agora mesmo sua consulta!

Voltar ao topo