Pular para o conteúdo

Quer terminar o namoro? Você precisa ler isto primeiro!

Terminar o namoro não é algo fácil para nenhuma das partes envolvidas.

Uma vez que você decidiu que quer terminar o relacionamento, é importante dar a si mesmo um tempo para pensar sobre o que você quer dizer antes de realmente falar ao seu companheiro.

O ideal é fazer isso de uma maneira que não seja repleta de tristeza, constrangimento e acusações.

Por outro lado, adiar essa conversa por muito tempo e manter o relacionamento apenas por medo de magoar seu parceiro só vai fazer você se sentir ainda mais ressentida.

É difícil saber quando terminar com alguém. É difícil também saber se um relacionamento está em uma fase difícil. É difícil ainda saber quando sair e se sentir confiante nessa decisão.

Por isso, preparei algumas dicas que podem te ajudar nessa difícil decisão.

Não decida nada durante uma crise

A primeira dica é também a mais importante.

O conselho padrão que posso dar é: não faça grandes mudanças na sua vida durante um momento de crise.

Durante uma discussão, é normal que ambos os lados falem coisas da boca para fora, apenas com o objetivo de machucar um ao outro. Mas, isso não significa que tudo o que o outro falou seja verdade.

Por mais que o ambiente esteja difícil e vocês estejam brigando constantemente, aguarde as emoções esfriarem para que você possa refletir com calma se vale a pena manter o relacionamento.

Foque naquilo que você quer

É muito comum as pessoas colocarem o relacionamento em primeiro lugar, deixando as necessidades e desejos individuais de lado.

O problema disso é que a pessoa passa a dizer mais “sim” para o relacionamento e “não” para si mesmo.

Esse comportamento acaba gerando uma lista de desejos reprimidos, o que, uma hora ou outra, vai acabar virando combustível para brigas futuras.

Por isso, pare um tempo e pense em você e no que quer para sua vida.

O que te faz feliz? Quais projetos gostaria de executar? O que você está deixando de fazer desde que entrou neste relacionamento?

Depois disso, pense se você conseguirá atender a essas necessidades estando neste relacionamento. Existe o apoio do parceiro para você atingir esses objetivos ou você acredita que estando solteira seria mais feliz?

Uma ida ao psicólogo pode ajudar nessa atividade de autoconhecimento.

Reflita sobre a conversa

Se você pretende seguir com o término, é preciso saber o que você irá falar.

O planejamento antecipado ajuda a avaliar o tom com que transmitirá a “notícia”, permitindo que você possa comunicar os seus pensamentos com mais eficácia.

Além disso, tente manter a pauta da conversa em um tom neutro, não acusatório, compreensivo, direto e honesto.

É natural querer dizer todas as coisas certas para que o seu futuro ex-parceiro não se sinta triste. Porém, isso é inevitável. Não se sinta responsável pela felicidade do outro, já que esse é um desenvolvimento que ele terá que alcançar por conta própria, seja com você, sozinho ou com outra pessoa.

Não há problema em terminar

Não se sinta culpada por tomar a decisão de terminar. Não há problema algum em deixar um relacionamento que não está funcionando para você.

É uma escolha que você está fazendo porque não vê um futuro juntos.

Terminar o relacionamento que você sabe que não vai dar certo é o melhor que você pode fazer pela sua saúde mental. Vai doer no início, mas é a coisa mais honesta a se fazer, permitindo que ambos possam seguir em frente, abrindo espaço para que coisas melhores surjam.

Mas, se você ainda está em dúvida sobre terminar o namoro, posso te ajudar nessa fase de transição. Marque a sua primeira consulta clicando aqui. 

Voltar ao topo