Pular para o conteúdo

Quem deve fazer terapia com psicólogo?

Cotidiano
Quem deve fazer terapia com psicólogo?

Às vezes, grandes eventos em nossas vidas podem afetar nossa saúde mental. Isso inclui a perda de um emprego, a dor de um divórcio, a morte de um ente querido ou mesmo um evento traumático.

Além disso, o estresse da vida cotidiana tem gerado nas pessoas uma série de condições mentais – como ansiedade, burnout, depressão, entre outros. Em muitos casos, a pessoa está sofrendo com vários problemas no trabalho ou em casa, e nem sabe que a origem deles pode ser algum transtorno.

Entretanto, por mais que a vida possa ser desafiadora, você não precisa trilhar essa jornada sozinho. Para isso, existe a ajuda de psicólogos comportamentais que proporcionam aos pacientes maneiras de abordar situações desafiadoras e que podem afetar o bem-estar ou a saúde mental.

Mais do que isso, você pode fazer terapia com um psicólogo para autoconhecimento, desenvolver novas habilidades ou ser capaz de prosperar no trabalho, no estudo e nos relacionamentos.

Quando procurar ajuda?

Se você sente que um problema específico está lhe incomodando, e que o mesmo começa a atrapalhar várias áreas de sua vida, isso pode ser um sinal de que você pode estar precisando de terapia.

Um psicólogo pode lhe orientar a analisar o problema, identificar porque ele está gerando esse incômodo, assim como ensinar práticas que podem ajudar a lidar com a situação de uma maneira mais positiva e sem estresse.

Claro, você pode recorrer a algum parente ou amigo para conversar sobre o que lhe aflige. Porém, somente um psicólogo poderá fazer uma análise mais profunda – sem qualquer tipo de preconceito ou pré-julgamento –, sugerindo ações práticas e mais efetivas para contornar a situação dolorosa.

Quanto tempo dura a terapia?

A terapia com psicólogo pode durar várias semanas ou meses – em alguns casos, anos, a depender da gravidade do transtorno –, mas isso não significa que você deva ficar com um mesmo psicólogo por todo esse tempo. Quando sentir que a terapia está indo numa direção diferente ou não se sente mais confortável em se abrir com o seu psicólogo, você pode trocar por outro profissional de saúde mental a qualquer momento.

O importante é que, ao iniciar a terapia, você deve estabelecer metas claras com seu psicólogo, assim como estar à vontade para compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Somente assim será possível colher os benefícios de fazer uma psicoterapia.

Quanto à questão de qual abordagem é melhor para você, a resposta depende de sua condição, seus sintomas, seus objetivos e suas preferências, algo que será discutido durante a primeira consulta com o psicólogo.

Além disso, não será o psicólogo que vai lhe dar uma “alta” para terminar o tratamento. A psicoterapia terá a duração que você desejar, terminando apenas quando você se sentir bem, curada de um determinado transtorno ou acreditar que poderá seguir em frente sem o auxílio de um psicólogo.

Quando você começa a sentir alívio ou esperança, pode ser um sinal positivo, indicando que você está começando a explorar seus pensamentos e comportamentos de maneira mais profunda.

Se ficou interessado em fazer terapia, entre em contato comigo por meio do meu perfil no Instagram!

Últimas publicações

images/blog/como-a-terapia-cognitivo-comportamental-pode-resolver-a-depressao.jpg
Cotidiano

Como a terapia cognitiva comportamental pode resolver a depressão

images/blog/como-as-redes-sociais-podem-aumentar-o-estresse.jpg
Cotidiano

Como as redes sociais podem aumentar o estresse e como evitar isso

images/blog/os-perigos-do-estresse-cronico.jpg
Cotidiano

Os Perigos do Estresse Crônico: Como ele pode afetar sua vida

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin