Às vezes, grandes eventos em nossas vidas podem afetar nossa saúde mental. Isso inclui a perda de um emprego, a dor de um divórcio, a morte de um ente querido ou mesmo um evento traumático.
Além disso, o estresse da vida cotidiana tem gerado nas pessoas uma série de condições mentais – como ansiedade, burnout, depressão, entre outros. Em muitos casos, a pessoa está sofrendo com vários problemas no trabalho ou em casa, e nem sabe que a origem deles pode ser algum transtorno.
Entretanto, por mais que a vida possa ser desafiadora, você não precisa trilhar essa jornada sozinho. Para isso, existe a ajuda de psicólogos comportamentais que proporcionam aos pacientes maneiras de abordar situações desafiadoras e que podem afetar o bem-estar ou a saúde mental.
Mais do que isso, você pode fazer terapia com um psicólogo para autoconhecimento, desenvolver novas habilidades ou ser capaz de prosperar no trabalho, no estudo e nos relacionamentos.
Quando procurar ajuda?
Se você sente que um problema específico está lhe incomodando, e que o mesmo começa a atrapalhar várias áreas de sua vida, isso pode ser um sinal de que você pode estar precisando de terapia.
Um psicólogo pode lhe orientar a analisar o problema, identificar porque ele está gerando esse incômodo, assim como ensinar práticas que podem ajudar a lidar com a situação de uma maneira mais positiva e sem estresse.
Claro, você pode recorrer a algum parente ou amigo para conversar sobre o que lhe aflige. Porém, somente um psicólogo poderá fazer uma análise mais profunda – sem qualquer tipo de preconceito ou pré-julgamento –, sugerindo ações práticas e mais efetivas para contornar a situação dolorosa.
Quanto tempo dura a terapia?
A terapia com psicólogo pode durar várias semanas ou meses – em alguns casos, anos, a depender da gravidade do transtorno –, mas isso não significa que você deva ficar com um mesmo psicólogo por todo esse tempo. Quando sentir que a terapia está indo numa direção diferente ou não se sente mais confortável em se abrir com o seu psicólogo, você pode trocar por outro profissional de saúde mental a qualquer momento.
O importante é que, ao iniciar a terapia, você deve estabelecer metas claras com seu psicólogo, assim como estar à vontade para compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Somente assim será possível colher os benefícios de fazer uma psicoterapia.
Quanto à questão de qual abordagem é melhor para você, a resposta depende de sua condição, seus sintomas, seus objetivos e suas preferências, algo que será discutido durante a primeira consulta com o psicólogo.
Além disso, não será o psicólogo que vai lhe dar uma “alta” para terminar o tratamento. A psicoterapia terá a duração que você desejar, terminando apenas quando você se sentir bem, curada de um determinado transtorno ou acreditar que poderá seguir em frente sem o auxílio de um psicólogo.
Quando você começa a sentir alívio ou esperança, pode ser um sinal positivo, indicando que você está começando a explorar seus pensamentos e comportamentos de maneira mais profunda.
Gostou do conteúdo?
Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.
Agendar uma consulta