Pular para o conteúdo

Quando procurar um psicólogo?

A psicoterapia é um tratamento indicado para muitos dos problemas da vida. Mas, às vezes, uma pessoa não sabe quando procurar um psicólogo, esperando que uma situação se resolva sozinha, o que acaba postergando o bem-estar dela.

Problemas de saúde mental são bastante comuns, mas apenas uma pequena porcentagem da população busca o aconselhamento profissional.

Por isso, aqui você encontra os principais sinais de que talvez seja hora de procurar um psicólogo.

Se você já ouviu falar que psicólogo é exclusivo para loucos, saiba que não há nada de verdade nessa afirmação. Todos os dias, pessoas normais — sem qualquer transtorno mental — vão ao consultório para resolver seus problemas, fazer alguns ajustes e aprimorar seus conhecimentos sobre elas mesmas.

Todo mundo experimenta períodos de estresse, tristeza e conflito. Entretanto, quando a pessoa está se sentindo mal por muito tempo, pode ser difícil para ela saber se é hora de procurar um profissional para resolver o problema.

Além de sofrer desnecessariamente, as pessoas em dificuldades podem realmente tornar a situação ainda pior ao evitar a ajuda profissional.

O psicólogo clínico ajuda o paciente a entender melhor porque ele se sente de um determinado modo, além de ensinar a modificar alguns pensamentos e comportamentos insanos e improdutivos para alcançar o seu bem-estar mental.

De forma geral, um psiquiatra é um médico que pode prescrever medicamentos. Já o psicólogo é treinado sobre como administrar psicoterapia baseada em evidências e conduzir avaliações psicológicas, sem o uso de drogas.

O psicólogo clínico é qualificado para realizar testes psicológicos, o que é crítico na avaliação do estado mental de uma pessoa e na determinação do curso de tratamento mais eficaz.

Muitas vezes, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto para tratar os sintomas dos pacientes, tanto do ponto de vista comportamental quanto clínico. Assim, um psicólogo pode encaminhar o paciente a um psiquiatra, e vice e versa.

Todos podem se beneficiar da terapia pelo menos em algum momento de suas vidas. Às vezes, os sinais são óbvios — mas, em muitos casos, algo até pode parecer que está errado, mas não passa pela cabeça da pessoa em procurar um psicólogo.

A vida moderna está repleta de desafios — como divórcio, doença, estresse, problemas financeiros, desemprego — que muitas vezes levam a sofrimento e que requer um feedback emocional.

Um sinal revelador de que você precisa de um diagnóstico de saúde mental é quando seu humor está causando problemas em sua capacidade de funcionar em sua vida cotidiana. Isso pode significar que você não tem energia ou interesse em fazer as coisas que costumava achar agradáveis, afetando o seu desempenho no trabalho ou na escola.

Se outra pessoa notou uma mudança no seu comportamento, isso pode ser um sinal de alerta que existe um problema mais sério do que você pensa. Por mais solidários e amorosos que sejam amigos ou familiares, eles não podem oferecer o nível de orientação de um profissional treinado.

E se você entra na terapia sem saber exatamente o que deseja, o trabalho do psicólogo é ajudá-lo a descobrir isso. Ele pode fazer isso fazendo perguntas nos momentos apropriados. Assim, ao tornar-se mais consciente de sua vida interna, incluindo pensamentos, sentimentos e sensações físicas, você tem mais capacidade de perceber e responder às suas necessidades imediatas.

Finalmente, é importante entender que quando procurar um psicólogo a atitude não pode ser vista como um sinal de fraqueza, mas um passo significativo em direção ao caminho do autocuidado. E quanto mais cedo você procurar ajuda, mais rápido poderá voltar aos trilhos.

Portanto, se você ainda está questionando quando procurar um psicólogo, dê o primeiro passo e marque uma consulta comigo agora mesmo. Eu te ajudarei a se sentir melhor.

Voltar ao topo