A popularização da internet proporcionou uma série de facilidades para a vida cotidiana. Entre elas, está a oportunidade de uma pessoa buscar por serviços de saúde mental, contando com a ajuda de um psicólogo a distância.

A terapia online já é uma realidade no Brasil, sendo autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A modalidade à distância não é melhor nem pior que a terapia tradicional. Ela é apenas mais uma alternativa inovadora para que as pessoas possam tratar inúmeros transtornos psicológicos e problemas emocionais.

Por isso, se você está em dúvida se um psicólogo a distância é uma boa alternativa, continue a leitura para descobrir as vantagens dessa nova forma de terapia. Vamos lá?

Uma opção para quem mora longe

Um dos principais benefícios da terapia online é que ela permite que pessoas que moram em áreas rurais ou de difícil acesso tenham um tratamento. Quem vive nessas regiões remotas simplesmente podem não ter acesso a um psicólogo clínico em sua localidade.

Psicólogos a distância podem oferecer seus serviços por meio de diferentes tipos de tecnologia de comunicação, como notebooks, tablets e smartphones. Assim, o paciente pode receber um tratamento adequado em sua própria casa, desde que esteja conectado à internet.

Pessoas com dificuldade de locomoção

A terapia online é também uma opção acessível para quem tem alguma deficiência física ou dificuldade para se locomover. Assim, aqueles que não podem ou não conseguem sair de casa por vários motivos, encontram no tratamento a distância uma alternativa útil para suas vidas.

Além disso, aqueles que têm horários apertados ou que viajam muito também podem se beneficiar dessa forma de assistência à saúde mental. Estando conectado, a pessoa pode agendar suas sessões de terapia para os horários mais convenientes para ela, independente onde ela esteja.

Alternativa para ansiedade social

Para muitas pessoas, a ideia de conhecer alguém pessoalmente ou iniciar uma conversa pode ser apavorante. Ao usar a terapia online, por meio de mensagens de texto, por exemplo, o paciente não precisa conhecer presencialmente o psicólogo ou ter que olhar em seus olhos enquanto se aprofunda em questões delicadas de sua vida.

Assim, o pânico de ter que sair na rua ou ficar na sala de espera de um consultório com outros pacientes é evitado, e a pessoa recebe uma terapia adequada para tratar esse transtorno. Com o tempo, o paciente conquistará confiança para, até mesmo, participar de uma consulta presencial.

Terapia indicada para vários transtornos

A terapia cognitiva comportamental pode ser administrada na forma online da mesma forma como ocorre numa consulta presencial. Vários aspectos da saúde mental podem ser tratados, como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, problemas de relacionamento, estresse, obsessões, compulsões, entre outros.

É claro, existem certas situações que a terapia em um consultório é recomendada, como é o caso de pessoas com esquizofrenia, depressão grave ou com pensamentos suicidas. Mas até para esses casos, a terapia online pode ser um complemento à terapia presencial, principalmente para os casos em que o paciente precisa de cuidados intensivos e mais frequentes.

Dessa forma, não existe uma escolha certa ou errada entre a terapia em consultório ou um psicólogo a distância. O importante é que a pessoa tenha o comprometimento de procurar ajuda e ter a sua disposição várias alternativas para cuidar de sua saúde mental.

E você, ficou interessado em fazer terapia com um psicólogo a distância? Gostaria de experimentar a terapia online? Entre em contato e agende uma consulta!

Deixe um comentário