Pular para o conteúdo

Quais as diferenças entre timidez e introspecção

Cotidiano
Quais as diferenças entre timidez e introspecção

É muito comum as pessoas confundirem a timidez com a introversão (e vice-versa). Por mais que os dois conceitos pareçam semelhantes, eles são, na verdade, bem diferentes.

A introversão pode ser resumida como um traço de personalidade normal da pessoa, que prefere ficar mais tempo sozinha, em ambientes menos estimulantes. Já a timidez é mais focada no medo do julgamento negativo, desaprovação social ou da humilhação pública, tendo assim dificuldades para conversar com as pessoas.

É claro, um introvertido também pode ser tímido, principalmente quando pais ou amigos extrovertidos o fazem sentir que a personalidade discreta dele é de alguma forma menos desejável do que uma extrovertida. Da mesma forma, um extrovertido também pode ser tímido.

Eu explico melhor abaixo!

As características da introspecção

Geralmente, o indivíduo introvertido tem uma personalidade mais quieta em reuniões sociais, evita conhecer novas pessoas e é um dos primeiros a deixar uma festa. Tal comportamento pode ser visto pelos outros com um certo preconceito, vendo a pessoa como insegura, com problemas de autoestima ou com comportamento antissocial.

Porém, o introvertido é apenas alguém que é mais conectado a seus pensamentos e sentimentos internos. Eles não temem o contato social ou o julgamento de terceiros, apenas apreciam os momentos que estão sozinhos.

Diferentemente dos extrovertidos – que necessitam do contato social para recarregar suas energias – o introvertido tem energia social limitada, preferindo ambientes mais calmos e menos estimulantes. Em vez de grandes festas, eles preferem reuniões mais intimistas, com no máximo um ou dois amigos. Por outro lado, eles rapidamente se cansam da conversa fiada, mas apreciam discutir tópicos mais aprofundados.

Apesar de não ser perfeitamente compreendido pelos outros, o introvertido apresenta várias qualidades, como uma boa capacidade de concentração, são bons ouvintes e pensam antes de falar qualquer coisa.

Normalmente, os introvertidos gostam de trabalhar nos bastidores, mas isso não significa que eles não tenham boas habilidades sociais, podendo ser inclusive bons líderes empresariais, políticos e, até mesmo, oradores. Por exemplo, o criador da Microsoft, Bill Gates, é um exemplo de pessoa introvertida.

As características da timidez

Ao contrário da introversão, a timidez é melhor entendida como uma resposta, e não como um estado de ser. O tímido sofre um tipo de desconforto social, estando constantemente preocupado em parecer deslocado ou desajeitado em situações sociais.

Enquanto um introspectivo prefere ficar em casa para não gastar o seu precioso suprimento de energia social, o tímido não vai a uma festa, por exemplo, simplesmente por medo de ser julgado pelos outros. 

Os tímidos não querem necessariamente ficar sozinhos, mas uma festa pode ser algo angustiante e insuportável, chegando a causar tremores, sudorese e até náuseas, conforme se aproxima do dia do evento. O tímido também pode sofrer de ansiedade e depressão, o que pode levar a pessoa a consumir bebidas alcoólicas ou drogas para conseguir se relacionar com os outros. 

Dessa forma, enquanto a introspecção não é um transtorno, a timidez precisa de tratamento com um psicólogo, para que tal comportamento não comece a afetar a sua vida pessoal e profissional. No longo prazo, o tímido pode começar a evitar todos eventos sociais, desenvolvendo a ansiedade social. Por isso, quanto mais cedo ele procurar ajuda, mais rapidamente ele poderá ter uma melhor qualidade de vida e desenvolverá melhores relações sociais.

E você, se identificou com algum deles? Gostaria de poder experimentar a terapia cognitiva comportamental? Entre em contato comigo e marque a sua consulta.

Para mais dicas de saúde mental, siga o meu perfil no Instagram!

Últimas publicações

images/blog/o-que-e-vergonha-e-como-lidar-com-ela.jpg
Cotidiano

O que é vergonha e como lidar com ela?

images/blog/o-que-e-bolha-social.jpg
Cotidiano

O que é bolha social e como ela pode afetar a sua vida

images/blog/porque-voce-deve-comecar-a-ter-compaixao.jpg
Cotidiano

Por que você deve começar a ter autocompaixão hoje mesmo

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin