O psicólogo online é uma prática de psicoterapia por meio das ferramentas atuais, no caso a internet. Alguns outros países já possuem uma legislação muito consolidada sobre isso e agora o Brasil também está aderindo a essa nova formação de atendimento.

A cada dia que passa, cada vez mais pessoas recorrem a psicologia para lidar com conflitos pessoais, compreender a si mesmas e o mundo. Entretanto, nem todos tinham um fácil acesso ao psicólogo.

Embora ela seja muito comum nos dias de hoje, devemos lembrar que a psicologia (tal como a conhecemos) é uma “ciência jovem”. Possuindo apenas um pouco mais de um século e meio.

Comparada com outras ciências milenares, como a física e astronomia, a psicologia ainda tem muito a ser explorada e evoluída.

Antes de entendermos um pouco mais sobre como a psicologia chegou a era virtual, vamos voltar no tempo e entender um pouco de sua história.

Como posso te ajudar?

Por Whatsapp ou pelo formulário. Você escolhe!

Agende consulta por Whatsapp

Quando, onde e como a psicologia surgiu?

Diferentemente do que a maioria das pessoas acreditam, a psicologia não surgiu com Sigmund Freud. Na verdade, a palavra psicologia pode ser encontrada em livros do século XVI e suas origens podem ser encontradas na filosofia grega.

O famoso médico do grego Alcmeão de Crotona (século VI aC) afirmava que, a “vida mental é uma função do cérebro”. Percebe como essa ideia influencia a ciência psicológica até hoje?

Pois bem. Após muitos anos de estudos, observações e especulações sobre o comportamento humano, finalmente surgiu em Leipzig, na Alemanha, o primeiro Instituto de Psicologia. O ano era 1879 e seu fundador era Wilhelm Wundt.

Com o passar dos anos, os estudos realizados no Instituto de Psicologia de Wundt deram origem a importantes escolas de psicologia, dentre as quais se destacam o Estruturalismo, o Funcionalismo, Behaviorismo, Gestaltismo, Psicanálise e o Humanismo. Falaremos um pouco de cada uma, a seguir:

Estruturalismo

Tem como seu principal expoente o psicólogo britânico EB Titchener (1867-1927). O Estruturalismo buscou analisar os três elementos básicos da consciência, que são as sensações, os sentimentos e as imagens. Focando seus estudos nesses três elementos, essa escola visava compreender a estrutura do cérebro e do sistema nervoso, é daí que vem o seu nome.

Funcionalismo

Influenciado pelas ideias evolucionistas de Charles Darwin, o Funcionalismo defende a teoria de que a mente humana busca sempre adaptar-se ao ambiente em que está inserida, de modo que ela busca sempre ajudar o paciente da melhor maneira, nas mais variadas situações. O Funcionalismo foi fundado pelo americano William James (1842-1910).

Behaviorismo

Muito importante e influente até mesmo nos dias de hoje, o Behaviorismo foi fundado JB Watson e conta com a participação de psicólogos renomados, como Pavlov e Skinner.

Observando o comportamento humano e animal, o Behaviorismo defende a ideia de que nossas atitudes decorrem de estímulos externos, capazes de condicionar nosso comportamento e moldar nossa personalidade.

Gestalt

O princípio fundamental dessa escola é que o todo é mais importante do que elementos isolados. Por exemplo, quando nós observamos um carro, percebemos ele como um todo e não apenas como um conjunto de peças isoladas.  Sendo assim, o melhor a se fazer seria estudar a mente como um todo e não apenas seus aspectos individuais. Por essa razão, a Gestalt tornou-se uma opositora das outras escolas.

Psicanálise

Com a chegada de Sigmund Freud (1856-1939), inicia-se uma nova fase da ciência psicológica. Nascem os estudos acerca do comportamento consciente, inconsciente, sonhos, repressão, catarse, desenvolvimento sexual, etc.

Freud desenvolveu teorias controversas acerca da sexualidade, como o “Complexo de Édipo”. Freud ficou muito famoso pela sua teoria psicanalítica e foi apelidado como Pai da psicologia.

Humanismo

A psicologia Humanista surgiu na década de 50, como uma resistência ao Behaviorismo e a Psicanálise.

O Humanismo busca conhecer o ser humano a partir de suas escolhas individuais e conscientes, atribuindo uma menor importância aos estímulos externos e ao subconsciente. Seus principais nomes são os americanos Abraham Maslow (1908-1970) e Carl Rogers (1902-1987).

Antes de prosseguirmos, confira esse pequeno vídeo, sobre a história da psicologia:

 

Um tratamento cada vez mais acessível para todos

Atualmente, a psicologia deixou de ser um tabu e é cada vez mais procurada por diferentes tipos de pessoas, de diferentes camadas sociais. Ocorre que nem todos podem se deslocar até um consultório de psicologia para um tratamento psicológico, seja por medo de sair de casa, incapacidade de se deslocar ou mesmo por falta de tempo. Por esse motivo, tem se tornado cada vez mais comum a prática da psicoterapia à distância.

Com isso, o psicólogo online pode usar os mesmos princípios de uma terapia presencial convencional aliando-se às facilidades das novas tecnologias de comunicação.

A terapia online pode ser tão eficaz quanto uma terapia presencial para tratar muitos distúrbios psicológicos. Tal como acontece com o aconselhamento olho no olho, os aspectos importantes de um psicólogo online também são a relação entre o paciente e o psicoterapeuta, a experiência do psicólogo e o desejo da pessoa em trazer mudanças positivas em sua vida. Entendendo pra que serve um psicólogo no seu contexto atual, você poderá decidir se é viável uma terapia online ou presencial.

Por isso, se você ficou interessado nesse tipo de atendimento, continue lendo e saiba mais sobre as vantagens da psicoterapia à distância. Vamos lá?

 

A regulamentação do atendimento psicológico à distância

Desde 2012, os psicólogos podem oferecer atendimento psicológico pela internet, desde que seja respeitado o limite máximo de vinte atendimentos por paciente.

No entanto, uma nova norma publicada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) ampliou a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias de informação e da comunicação.

A partir de novembro de 2018, os psicólogos poderão oferecer consultas ou atendimentos psicológicos de diferentes tipos e a distância, sejam eles individuais ou em grupo, sem que exista um limite de sessões.

Na prática, o psicólogo online pode atender por tempo indeterminado seus pacientes com acesso à internet por meio de aparelhos telefônicos, websites, aplicativos, plataformas digitais ou qualquer outra tecnologia de comunicação que possa vir a ser implementada.

O atendimento online por psicólogos especializados já é utilizado em vários países no tratamento de ansiedade, fobias, vícios, depressão, estresse e muitos outros transtornos, sem que a pessoa precisa sair de casa.

Com isso, o psicólogo à distância pode ajudá-lo a administrar seus sintomas e viver uma vida melhor, onde quer que você esteja.

 

As vantagens de ser atendido por um psicólogo online

Um dos principais benefícios da terapia remota é que ela se torna acessível para aquelas pessoas que sofrem de condições que dificultam a sua locomoção, como deficiências físicas ou certos transtornos psicológicos, como a agorafobia.

A terapia online também diminui o número de viagens e perda de tempo em deslocamentos, principalmente em grandes cidades, onde o trânsito é intenso. Com isso, seu psicólogo preferido pode ter um consultório físico em qualquer lugar do mundo e ele continuará acessível para lhe atender.

As sessões podem ocorrer em sua casa, no intervalo do trabalho ou de outros compromissos, tornando a psicoterapia online perfeita para aqueles com vidas ocupadas ou que tem compromissos como cuidar de crianças pequenas.

Brasileiros que residem em cidades pequenas ou fora do país e não encontram um profissional terão mais acesso aos tratamentos de forma online.

Além disso, com a regularidade e a consistência das sessões sendo um dos aspectos mais importantes da terapia cognitiva comportamental, para aqueles que viajam com frequência, essa é uma maneira perfeita de garantir que você possa continuar sua terapia sem interrupções que podem atrapalhar seu progresso pessoal.

 

Como funciona a terapia online

Usando a tecnologia da videochamada é possível interagir com um psicólogo online exatamente da mesma maneira como se estivesse numa consulta presencial.

Tudo o que você precisa é de uma conexão de internet, um notebook ou smartphone, um aplicativo de videoconferência (o Skype, por exemplo) e um espaço privado. Para que você possa ter certeza de que sua sessão não será interrompida.

Assim como a terapia presencial, a consulta à distância tem duração de 50 minutos e segue os procedimentos, tratamentos e legislações vigentes, sendo submetidas ao Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Todas as informações transmitidas são mantidas sobre o rigoroso sigilo. Para pacientes menores de 18 anos é preciso ter autorização dos pais ou responsáveis. O agendamento, bem como o pagamento deve ser feito antecipadamente.

 

E você, se sente inibido ou está enfrentando dificuldades para se locomover até um consultório? Gostaria de experimentar a psicoterapia com um psicólogo online? Entre em contato comigo e agende a sua consulta à distância!

Deixe um comentário