Tudo bem buscar ajuda

Com um mundo cada vez mais mutável, complexo e exigente, o psicólogo tem se tornado num agente fundamental na atualidade. É esse profissional que tem o papel de tratar os mais variados problemas, seja em relação aos pensamentos, comportamentos ou emoções negativas que as pessoas têm no dia a dia.

Além da importância do cuidado com a saúde física, é imprescindível cuidar também da saúde mental, e o psicólogo tem papel importante neste quesito, tanto em relação a prevenção quanto também no tratamento de transtornos psicológicos e eventuais dificuldades comportamentais das pessoas.

Dessa forma, pode-se dizer que o psicólogo pode tratar desde os transtornos psicológicos das mais variadas ordens e intensidades, como também será o profissional que irá auxiliar aqueles que estão em busca de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Por que procurar um psicólogo?

Existem diversos motivos que fazem com que as pessoas busquem um psicólogo clínico. Dentre eles, destacam-se os tratamentos de depressão, transtornos de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, fobias, pânico, hipocondria, transtorno obsessivo-compulsivo), dependência química, transtornos alimentares, dificuldades interpessoais (terapia de casal e de família), transtornos psiquiátricos, entre outros.

Além de tratar os mais variados tipos de transtornos, o psicólogo também irá auxiliar pessoas que estão passando por fases difíceis da vida, como separação, luto, dificuldades de relacionamento, dificuldades no ambiente de trabalho e assim por diante.

Dessa forma, qualquer pessoa que esteja passando por essas dificuldades podem procurar a assistência de um psicólogo clínico, pois esse será o profissional que irá auxiliar de uma forma única e personalizada a tratar desses problemas.

A terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem utilizada pelo psicólogo clínico para auxiliar na forma como será realizado o tratamento psicológico.

Quando se trata da terapia cognitivo-comportamental, a sua eficácia está comprovada por meio de estudos científicos, principalmente quando se trata de transtornos emocionais e psiquiátricos.

O psicólogo que trabalha com essa abordagem irá ter um enfoque maior na mudança de pensamento e de comportamento do paciente, fazendo com que ocorra também uma modificação dos seus sentimentos.

Dessa forma, ocorre um tratamento diferenciado, em que o psicólogo atua como facilitador, auxiliando o paciente na diminuição dos sintomas e modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais, para que a mudança realmente ocorra, trazendo muitos benefícios para a sua vida.

Além disso, o psicólogo que atua com essa abordagem irá trazer diversos tipos de técnicas psicológicas para auxiliar o indivíduo na resolução de seus conflitos e sintomas.

Se eu procurar um psicólogo, eu sou louco?

Alborghetti é um grande personagem da cultura brasileira e é sempre lembrado quando alguém está ensandecido, louco de raiva, “pistola”.

Referências a parte, o diferencial interessante no tipo de terapia Cognitivo Comportamental, é que o psicólogo também poderá utilizar testes psicológicos, criados a partir de métodos científicos, para compreender melhor a demanda do paciente, auxiliando para que ele também possa se conhecer e se desenvolver.

Dessa forma, ao contrário do que muitos pensam, o psicólogo não é para “loucos”. Ele é o profissional que irá auxiliar as pessoas, independente da dificuldade, auxiliando para que tenham maior qualidade de vida, aumentando seu autoconhecimento, aprimorando sua saúde mental, aprendendo a lidar com as situações negativas da vida e contribuindo significativamente nos mais variados tipos de demandas do paciente.

E você? Está passando por alguma situação traumática? Problemas para dormir ou de relacionamento? Você precisa de uma ajuda para se conhecer melhor? Convido você a marcar uma consulta para conhecer como funciona a terapia cognitivo-comportamental. A primeira consulta não é cobrada e serve para lhe orientar qual o melhor tratamento para as suas angústias do dia a dia. Aguardo seu contato!

Deixe um comentário