Se você está considerando procurar um atendimento psicológico, você já fez a parte difícil: reconheceu que precisa de uma ajuda profissional para melhorar sua saúde mental ou resolver um problema emocional.

Apesar de ainda existir um estigma preconceituoso sobre aqueles que buscam ajuda de um psicólogo clínico, cada vez mais pessoas estão reconhecendo os benefícios de fazer uma terapia, para se sentirem mais confiantes, seguras e felizes.

Pensando nisso, este artigo vai lhe ajudar a entender os benefícios que a psicoterapia proporciona para a sua vida. Continue para saber mais!

Os benefícios de um atendimento psicológico

Todas as pessoas possuem um repertório de crenças, traumas e enfrentamento e, às vezes, os fatores estressantes em suas vidas excedem a capacidade delas de lidar com os próprios problemas emocionais. O que todos precisam entender é que não há motivo de vergonha em buscar ajuda de um psicólogo.

É preciso que as pessoas mantenham sempre a mente aberta e estejam dispostas a procurar aconselhamento para discutir temas que afetam a sua estabilidade mental e emocional, principalmente quando as coisas não estão indo bem.

Em uma terapia, você terá a oportunidade de discutir sobre uma variedade de coisas acontecendo em sua vida, descobrindo que há algo sobre o que realmente queria falar e resolver de uma vez por todas. Colocar para fora todos os sentimentos e frustrações é a única maneira de obter ajuda real.

A duração de uma terapia

A maioria dos psicólogos oferece consultas iniciais gratuitas para novos pacientes. Nessa primeira conversa, o profissional conhecerá mais sobre o seu problema, fará uma sugestão de abordagem do tratamento e definirá metas para que você alcance os resultados esperados.

Geralmente, as consultas são semanais e possui até 50 minutos de duração. Para quem tem problemas de horários ou de locomoção, alguns psicólogos também oferecem a possibilidade da terapia online, com atendimento à distância.

Quanto a duração, não existe um tempo mínimo ou máximo de tratamento. Cada pessoa responde à terapia de forma diferente, de acordo com o seu próprio tempo. Para alguns, poucas semanas já devem ser suficientes para resolver um transtorno, enquanto outros precisarão de vários anos.

O resultado esperado de uma psicoterapia

A terapia é um espaço seguro e confortável, onde você pode dizer qualquer coisa. No entanto, toda mudança é difícil. Às vezes, será desconfortável chegar no consultório e falar sobre assuntos delicados, mas isso é parte do processo para levá-lo para onde você quer estar.

Vale lembrar que o psicólogo não é um mágico que fará você mudar da noite para o dia, mas sim será uma construção que farão juntos, compreendendo os seus comportamentos e sentimentos para levar você a mudanças.

A participação regular em suas sessões também é aconselhável para alcançar o melhor resultado. Muitas vezes, as sessões em que você pensa que não tem nada para conversar levam aos maiores avanços. Por isso, não desista de uma consulta.

Como 50 minutos semanais é apenas um pequeno investimento no seu bem-estar, é necessário fazer algumas das coisas que você está trabalhando em tratamento fora do consultório, a fim de alcançar um progresso mais rapidamente.

E, depois de um tempo, se as coisas realmente não estão progredindo em sua vida, você pode solicitar outra frequência de sessões, trocar de abordagem de tratamento ou até mesmo de psicólogo. Bons profissionais entenderão isso se você lhes disser ou simplesmente não quiser continuar com o atendimento psicológico, apenas informe o seu psicólogo.

E você, está pronto para agendar a primeira consulta? Quer experimentar na prática como ocorre um atendimento psicológico? Então, entre em contato!

Deixe um comentário