Pular para o conteúdo

O que é psicologia positiva e por que você precisa aprender sobre ela?

A psicologia positiva é um ramo recente da psicologia que busca se concentrar em como ajudar as pessoas a prosperarem e ter uma vida mais saudável e feliz.

Até pouco tempo, os tratamentos psicológicos tinham como foco principal ajudar aqueles pacientes que possuíam alguma disfunção comportamental ou condição mental.

Já a psicologia positiva é projetada para ir além, estendendo o tratamento realizado pelo psicólogo clínico e promovendo o bem-estar geral da pessoa. Se antes a terapia buscava identificar e corrigir as fraquezas, o foco agora é ter também atenção às forças da pessoa, melhorando o que está bom, mas também consertando o que vai mal.

A ideia aqui é tornar a vida da pessoa mais satisfatória - fazendo com que ela atinja seu pleno potencial -, mesmo que ela não tenha alguma patologia psicológica a ser curada.

Os usos da psicologia positiva

Vale destacar que a psicologia positiva é diferente do simples “pensar positivo”.

A psicologia positiva é um estudo científico que busca se concentrar em pensamentos, sentimentos e comportamentos que podem elevar o espírito de uma pessoa.

Esse estudo também inclui como alterar padrões de pensamento que levam a comportamentos mais funcionais.

Diante de sua importância, a psicologia positiva pode ser aplicada em uma variedade de situações, não apenas na terapia convencional, mas também na educação ou no local de trabalho.

Usando as estratégias da psicologia positiva, professores, treinadores e empregadores podem motivar e ajudar os indivíduos a desenvolver seus pontos fortes, por meio da propagação do otimismo, resiliência, atenção plena, esperança, felicidade, gratidão, bem-estar, entre outros.

Em resumo, é tornar a vida mais digna de ser vivida.

Os benefícios da psicologia positiva

De forma geral, o maior benefício da psicologia positiva é que ela ensina como mudar a perspectiva de uma pessoa para maximizar o potencial de felicidade em muitos dos comportamentos cotidianos dela.

Com ela, por exemplo, o indivíduo aprende a orientar a sua felicidade para o presente, sendo enraizada no momento atual. Como o passado pode gerar remorso e o futuro angústia, o presente é a chave para uma vida mais feliz.

Ao praticar a psicologia positiva é possível aumentar a experiência de emoções positivas. Embora buscar emoções positivas por si só não seja uma maneira muito eficaz de aumentar seu bem-estar, experimentar emoções positivas ainda é um fator importante para melhorar a qualidade de vida da pessoa.

O indivíduo também pode melhorar seus relacionamentos, buscar hobbies que lhe interessam, desenvolvam habilidades importantes e procurar um emprego mais adequado às suas paixões.

Dessa forma, a psicologia positiva é um campo com um enorme potencial para melhorar a vida das pessoas. À primeira vista, pode parecer que a psicologia positiva é o estudo dos perpetuamente felizes, mas qualquer coisa além de um olhar superficial mostrará a você que o campo é uma rica exploração de tudo o que torna a vida boa.

Se você quiser se manter atualizado sobre as novidades da psicologia, dê uma olhada no meu perfil no Instagram! @dryuribusin

 

Voltar ao topo