Pular para o conteúdo

O que é mindfulness?

Cotidiano
O que é mindfulness?

A técnica do mindfulness, também conhecida como “atenção plena”, já se tornou tendência entre executivos, empresários, palestrantes, estudantes e personalidades. Ela é conhecida por ajudar a executar plenamente as suas atividades. Mas afinal do que se trata?

Para você compreender melhor, mindfulness  é um dos estágios naturais de nossa mente. Assim, a técnica é uma meditação que ajuda a mente a ficar 100% focada em determinado objetivo.

Com ela, a pessoa consegue administrar melhor as suas demandas, sejam de ordem pessoal ou profissional.

A técnica já é aplicada em rodas de conversas, atividades corporativas nas empresas e grupos que trabalham com o bem-estar mental.

E o melhor é que a técnica mindfulness pode ser praticada por qualquer pessoa. Para isso, basta separar uns minutinhos para trabalhar o seu controle mental e autoconhecimento. Dessa forma, com o passar do tempo, os benefícios para o corpo e mente começam a ser enxergados.

Ficou mais interessado em conhecer a técnica da atenção plena? Então continue lendo este artigo, que irei te explicar melhor sobre o assunto.

O que é a técnica mindfulness

A ideia por trás da técnica mindfulness é focar totalmente em um momento presente.

Para isso, você precisa estar totalmente atento aos detalhes da situação, deixando de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos interiores.

Para fazer esse exercício, você precisa de dedicação para que os resultados apareçam. Portanto, as técnicas de mindfulness tratam-se das atividades que conectam ação e pensamento.

O mindfulness também é conhecido como a Psicologia da Atenção Plena, em que o psicólogo trabalha a disciplina da mente com o objetivo de aumentar o foco.

E o principal objetivo desta técnica é fazer com que o praticante saia do estado de falta de consciência e viver uma vida consciente do momento presente, dos seus sentimentos e sensações.

E praticar o mindfulness gera diversos benefícios, como:

  • desenvolve a inteligência emocional e a empatia;
  • mais autoconhecimento;
  • maior concentração;
  • controle no estresse e da ansiedade;
  • menos risco de insônia;
  • melhores relacionamentos pessoais;
  • mantém a juventude do cérebro;
  • melhora a memória;
  • menos pensamentos negativos;
  • mais criatividade.

Ou seja, aderir a esta técnica é muito benéfico para a saúde mental. E ela pode ser uma espécie de terapia, pois segundo especialistas, além dessas vantagens listadas, também pode ajudar a controlar os transtornos como a ansiedade, síndrome de Burnout e até a depressão.

Mas é claro que o mindfulness em si não substitui o acompanhamento profissional. Por isso não deixe de consultar um psicólogo para um diagnóstico e tratamento adequado.

Como praticar mindfulness

Se você deseja aderir a técnica mindfulness em seu dia a dia, veja a seguir 5 exercícios fáceis de praticar, ideais para você possa experimentar:

Concentre a respiração

O ideal é que você perceba como o ar entra e sai do seu corpo e como isso interfere em suas ações.

Preste atenção na capacidade de ouvir

No mindfulness você deve escutar, absorver e pensar no que foi dito. Afinal, muitas vezes, nós concordamos ou discordamos de algo mesmo antes da pessoa terminar de falar. Ao aplicar a técnica você evita de emitir uma opinião superficial.

Repare como você anda

A atividade de andar ou correr é bastante rotineira, mas envolve diversas partes do corpo, inclusive o cérebro. Ao reparar na forma como você anda, movimenta os pés e na força que pisa, você consegue se concentrar melhor.

Foque nos hábitos rotineiros

Os hábitos do dia a dia como fazer xixi, tomar banho ou escovar os dentes podem ajudar nos exercícios do mindfulness. Se concentre somente em executar essas atividades, sem pensar em outras tarefas e aumentando a sua capacidade de focar no presente.

Faça pausas

Por absorver tantas informações ao longo do dia, o cérebro precisa de pausas para concentrar melhor. Isso ajuda a ter mais dinamismo e foco.

Como você pode ver, a técnica mindfulness é uma grande fonte de benefícios para a sua concentração e saúde mental. Com essas dicas, esperamos ter ajudado você a entender melhor a técnica para praticá-la!

Agora, se você quer potencializar o seu mindfulness por meio da Psicologia da Atenção Plena, marque agora mesmo uma consulta

Gostou do conteúdo?

Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.

Últimas publicações

/images/blog/como-lidar-com-eventos-traumaticos-recentes.jpg
Cotidiano

Como lidar com eventos traumáticos recentes

/images/blog/transtorno-bipolar-tipo-1-e-tipo-2.jpg
Cotidiano

Transtorno bipolar tipo 1 e tipo 2: diferenças e semelhanças

/images/blog/compreendendo-o-transtorno-bipolar-mitos-e-verdades.jpg
Cotidiano

Compreendendo o transtorno bipolar: desmistificando os mitos e verdades