Pular para o conteúdo

O que é garra? E como desenvolver ela?

Cotidiano
O que é garra? E como desenvolver ela?

É muito comum as pessoas buscarem “fórmulas milagrosas” para atingirem os seus sonhos. E, para muitas delas, a garra é apontada como o item que falta para que elas atinjam os seus objetivos mais rapidamente – e sem o risco de qualquer autossabotagem.

De forma geral, a garra é um traço de personalidade possuído por indivíduos que demonstram paixão e perseverança em direção a uma determinada meta, mesmo que eles sejam confrontados por inúmeros obstáculos.

Na prática, aqueles que têm garra são mais propensos a persistirem em algo pelo qual são apaixonados, tendo um sentido claro de direção e comprometimento. Quando você tem esse tipo de garra, pode se comprometer com qualquer tarefa, mesmo que ela seja difícil ou chata.

Além disso, a garra tem um componente de perseverança. Perseverar significa permanecer focado nos objetivos e continuar trabalhando duro mesmo depois de experimentar o fracasso.

Por que a garra é importante?

A garra é importante porque ela impulsiona a pessoa a buscar o sucesso. Isso não significa necessariamente que ela tenha que ser talentosa ou inteligente. Claro, talento e inteligência ajudam nessa jornada, mas, o mais importante, é ter a capacidade de perseverar.

Além disso, é preciso ter coragem para enfrentar as dificuldades pelo caminho. Sem coragem, o talento ou a inteligência pode ser nada mais do que um potencial não realizado. Na verdade, é apenas com a coragem que o talento se torna uma habilidade que leva o indivíduo ao sucesso.

Embora a coragem seja difícil de ser medida, ela é diretamente proporcional ao seu nível de determinação. A sua capacidade de administrar o medo do fracasso é o que vai adiantar ou atrasar o seu sucesso.

Contudo, em uma sociedade alimentada pela gratificação instantânea – graças ao mau uso do celular e das redes sociais –, possuir coragem não é uma tarefa tão simples. Para se ter garra, é preciso saber desenvolver a capacidade de adiar a gratificação imediata enquanto se trabalha em uma tarefa.

Então, como desenvolver a garra?

Em primeiro lugar, se você deseja se tornar excelente em qualquer coisa, deve comprometer-se a evitar distrações e se tornar mais resiliente no momento que surgem obstáculos na sua vida. A ideia é sempre resistir, muito antes de desistir.

Infelizmente, o sucesso simplesmente não cai no nosso colo. O sucesso é conquistado; se você o deseja, deve trabalhar para isso, enfrentando seus medos do fracasso e estar aberto a aprender novas habilidades.

Quando há uma tarefa que parece muito grande, é fácil desanimar. Por outro lado, se você a dividir em pedaços menores e se recompensar ao longo do caminho, estará mais ciente de seu progresso e mais propenso a se manter motivado para a tarefa em questão.

Trabalhar duro é necessário se você deseja obter o que deseja, mas você também pode delegar algumas das pequenas tarefas para terceiros para que você possa focar naquelas mais importantes.

E, finalmente, sempre escolha objetivos que façam você sair da sua zona de conforto, mas tome cuidado para não criar metas irracionais ou impossíveis de serem alcançadas, que apenas vão gerar frustração e ansiedade.

A boa notícia é que a garra é uma personalidade que pode ser adquirida. Você pode trabalhar a sua garra com um psicólogo comportamental.

Por fim, até onde vai a sua garra?

Para mais dicas de saúde mental, acesse o meu perfil no Instagram @dryuribusin

Últimas publicações

images/blog/o-que-e-vergonha-e-como-lidar-com-ela.jpg
Cotidiano

O que é vergonha e como lidar com ela?

images/blog/o-que-e-bolha-social.jpg
Cotidiano

O que é bolha social e como ela pode afetar a sua vida

images/blog/porque-voce-deve-comecar-a-ter-compaixao.jpg
Cotidiano

Por que você deve começar a ter autocompaixão hoje mesmo

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin