O FoMO é uma condição que tem se tornado cada vez mais comum, trazendo sofrimento e dificuldades para o dia a dia das pessoas. A sigla FoMO significa em inglês “Fear of Missing Out” (“medo de perder algo” em português). Pode ser entendido, também, como o medo de estar por fora das novidades. Esse medo acaba levando à preocupação e ansiedade, fazendo com que a pessoa se comporte de uma maneira disfuncional.

Portanto, aprenda o que é o FoMO e veja como lidar com ele, principalmente, se você tem sentindo que precisa saber de tudo o que ocorre, a todo momento, para ter assunto para conversar com outras pessoas.

Afinal, o que é FoMO?

De maneira geral, é preciso pensar que o FoMO não é considerado um transtorno, mas sim, uma condição que traz dificuldades para a vida das pessoas. Como o homem é um ser social e sociável, é comum que ocorra a preocupação com as novidades do mundo. Porém, se isso começa a atrapalhar a sua vida, então temos um problema para resolver.

O FoMO acomete, principalmente, adolescentes e adultos que buscam sempre as novidades do momento, querendo saber de tudo o que está ocorrendo, por uma necessidade de ser aceito por um determinado grupo. É como se o fato de eles não saberem de algo os tornasse pior do que os outros.

Com o tempo, o FoMO pode levar a uma compulsão por novidades, fazendo com que a pessoa sofra cada vez mais, afetando sua produtividade no trabalho e nos estudos.

O FoMO e as redes sociais

A mídia e as redes sociais acabam contribuindo significativamente para que as pessoas sofram com o FoMO. Afinal, hoje em dia, eles são os principais meios para que as pessoas tenham acesso à informação.

Assim, o medo de ficar de fora tem relação com o medo de não fazer parte de um grupo, obrigando a pessoa a querer saber tudo o que está acontecendo.

As redes sociais acabam proliferando esse medo, fazendo com que as pessoas sintam a necessidade de continuar acessando as mesmas constantemente, várias vezes ao dia. Para elas, se torna inadmissível não saber de determinado assunto.

Aprendendo a lidar com o FoMO

A primeira coisa a se fazer é perceber se você está sofrendo com uma preocupação excessiva, decorrente do medo de não saber das novidades. É preciso verificar se está ocorrendo também uma dependência das redes sociais e da mídia.

Em seguida, é importante encontrar uma maneira para aceitar que não é preciso saber de tudo ou conhecer todas as novidades para ser aceito ou conversar com diferentes grupos.

Com isso, o não saber de algo passa a ser natural, fazendo com que o aprendizado deixe de ser uma obrigação e passe a ser uma forma de prazer. Isso auxilia na diminuição da preocupação e contribui para que os vícios também sejam minimizados.

E você, está enfrentando dificuldade para se desligar das redes sociais? Precisa de ajuda psicológica para voltar a ter uma vida mais feliz e produtiva? Marque uma consulta agora mesmo e fique livre do FoMO!

Deixe um comentário