Pular para o conteúdo

O que é bolha social e como ela pode afetar a sua vida

Cotidiano
O que é bolha social e como ela pode afetar a sua vida

A bolha social é uma metáfora que descreve a tendência de as pessoas se aproximarem de indivíduos com valores, crenças e interesses semelhantes aos seus próprios. Esse fenômeno pode ocorrer no mundo real, mas tem sido potencializado no ambiente online, graças às redes sociais.

Embora a prática possa parecer inofensiva, ela pode levar a consequências negativas para a vida das pessoas, como a limitação da perspectiva, a polarização e o isolamento social.

A bolha social até pode ser positiva por proporcionar uma sensação de conforto e pertencimento, mas ela também pode levar à perda da perspectiva e à falta de empatia por aqueles que têm opiniões diferentes.

Os riscos da bolha social

Quando as pessoas estão expostas apenas a opiniões semelhantes às suas próprias, elas tendem a se tornar cada vez mais extremas em suas crenças e menos dispostas a considerar visões diferentes de mundo. 

Isso pode levar a um ambiente em que as pessoas são menos propensas a se comunicar e colaborar, o que pode prejudicar a capacidade de uma comunidade ou sociedade de resolver seus próprios problemas.

Em casos mais extremos, a bolha social pode levar a conflitos, hostilidades e até mesmo violência, como vimos em muitos casos de radicalização política e religiosa nos últimos anos no Brasil e no mundo.

Outro efeito comum é o empobrecimento intelectual e cultural, fazendo a pessoa se fechar para outras formas de conhecimento e informação. Muitas vezes, as pessoas passam a confiar a fake news, mesmo não tendo certeza se a informação pode ter sido gerada de fonte duvidosa.

Além disso, a bolha social também pode ser uma ameaça à saúde mental e emocional. Quando as pessoas se isolam em grupos, elas tendem a sentir uma pressão para se adequar aos padrões do grupo, mesmo que isso vá contra suas próprias convicções e desejos. 

A ignorância, falta de empatia e compreensão passam a ser hábitos comuns de alguém preso em uma bolha social.

Como não entrar ou sair de sua bolha social

Uma das melhores maneiras de sair da sua bolha social é simplesmente se envolver com pessoas que têm experiências de vida diferentes das suas. Isso inclui participar de eventos ou encontros com pessoas de diferentes culturas, ou se juntar a grupos ou organizações que abrangem diversas perspectivas.

É importante também estar disposto a ouvir e considerar diferentes pontos de vista, mesmo que eles vão contra suas crenças. Para isso, tente compreender as razões por trás dessas opiniões e esteja aberto a mudar sua perspectiva se necessário.

Além disso, conheça novos lugares e culturas, começando pela sua própria cidade, visitando diferentes bairros. Futuramente, faça isso visitando outras cidades, estados ou países.

Finalmente, siga pessoas e organizações nas redes sociais com opiniões diferentes das suas e tente entender seus pontos de vista. A internet pode ser uma fonte de informações limitadas e de opiniões polarizadas, portanto, é fundamental diversificar suas fontes de informação.

Tenha acesso a mais conteúdos de psicologia e saúde mental no Instagram, clicando aqui!

Últimas publicações

images/blog/o-que-e-vergonha-e-como-lidar-com-ela.jpg
Cotidiano

O que é vergonha e como lidar com ela?

images/blog/porque-voce-deve-comecar-a-ter-compaixao.jpg
Cotidiano

Por que você deve começar a ter autocompaixão hoje mesmo

images/blog/anorexia-e-bulimia.jpg
Cotidiano

Anorexia e bulimia: entenda os perigos desses transtornos alimentares

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin