Pular para o conteúdo

O que é ansiedade patológica e como lidar?

Cotidiano
O que é ansiedade patológica e como lidar?

A ansiedade é um sentimento que vem acompanhado de preocupação, mal-estar ou nervosismo. Ela é uma reação normal ao estresse ou a novas situações do dia a dia. Porém, quando essa reação atinge um grau intenso, ela passa a ser chamada de ansiedade patológica.

Essa ansiedade extrema ocorre em situações que geralmente não causam a ansiedade, se estendendo além de uma resposta emocional considerada normal. Esses sentimentos de ansiedade e pânico interferem nas atividades diárias, são difíceis de controlar, além de desproporcionais, podendo durar muito tempo. Geralmente, ela apresenta sintomas como:

  • sentir-se nervoso, inquieto ou tenso
  • preocupação excessiva
  • evitação de situações
  • aumento da frequência respiratória ou pressão arterial
  • estado de alerta constante
  • dificuldade para se concentrar ou dormir
  • problemas gastrointestinais
  • tremedeiras e sudorese
  • sentir-se fraco ou cansado
  • sensação de perigo iminente

Ansiedade e ansiedade patológica podem apresentar os mesmos sintomas. Contudo, as duas condições diferem porque a ansiedade patológica é mais intensa, dura mais ou é sentida com uma maior frequência.

Quando não tratada, a ansiedade pode levar a pessoa a riscos de problemas cardíacos, abuso de álcool e outras substâncias, bem como a depressão maior. Em algumas pessoas, a ansiedade prejudica sua capacidade de formar relacionamentos sociais saudáveis ​​e pode afetar sua qualidade de vida de forma geral.

Causas da ansiedade patológica

Os transtornos de ansiedade são doenças mentais comuns. Pesquisas indicam que esses transtornos são gerados por questões genéticas, assim como traumas ao longo da vida. Além disso, um estudo apontou que entre 30 a 50% desses transtornos são hereditários, o que significa que o histórico familiar pode ser um motivador para a ansiedade patológica.

Vale ressaltar que, às vezes, a ansiedade pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, ou resultado de outros problemas de saúde.

Infelizmente, para quem tem ansiedade patológica, as preocupações podem não desaparecer sozinhas, podendo, inclusive, piorar com o tempo se a pessoa não procurar ajuda.

Como a ansiedade patológica pode se manifestar de várias maneiras e pode ser causada por vários fatores, incluindo outras doenças, o psicólogo pode usar várias avaliações para ajudar a pessoa a diagnosticar a condição.

Como é o tratamento

Apesar de existirem medicamentos para reduzir os sintomas, a terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado uma das formas mais eficazes para tratar a condição.

Durante as consultas com o psicólogo, a pessoa aprende a gerenciar seus problemas de ansiedade, mudando a forma como pensa e se comporta em resposta aos gatilhos. A terapia permite que os pacientes mudem padrões de pensamento perturbadores ou destrutivos que influenciam seus comportamentos no dia a dia.

Além disso, a pessoa pode ser exposta a determinadas situações, para que ela possa enfrentar seus medos em vez de evitá-los. Isso ajuda a quebrar o padrão de medo.

As pessoas então aprendem que sua ansiedade é apenas um alarme falso e que não precisam temer o gatilho. Em vez disso, eles podem lidar de forma eficaz com qualquer adversidade.

Para aqueles que vivenciam a ansiedade em um grau intenso, é crucial buscar ajuda psicológica junto a um profissional qualificado. A ansiedade, quando se torna patológica, vai além de uma reação emocional normal ao estresse. Um psicólogo pode oferecer suporte para lidar com esses desafios, proporcionando técnicas e estratégias que promovem o bem-estar emocional e contribuem para a melhoria da qualidade de vida.

Para mais conteúdos sobre saúde mental, acompanhe o meu perfil no Instagram.

Últimas publicações

images/blog/7-dicas-de-como-melhorar-sua-memoria-e-concentracao.jpg
Cotidiano

7 dicas de como melhorar sua memória e concentração

images/blog/cansado-do-trabalho-saiba-como-lidar-com-essa-exaustao-diaria.jpg
Cotidiano

Cansado do trabalho? Saiba como lidar com essa exaustão diária

images/blog/o-que-sao-amizades-toxicas-e-como-se-livrar-delas.jpg
Cotidiano

O que são amizades tóxicas e como se livrar delas

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin