Pular para o conteúdo

Não entre em um relacionamento amoroso antes de ler isso

Cotidiano
Não entre em um relacionamento amoroso antes de ler isso

Entrar em um relacionamento amoroso e iniciar uma conexão com uma nova pessoa é algo emocionante. Contudo, tenho visto que muita gente acaba embarcando em relações sem estar devidamente pronta para tal.

Por mais que duas pessoas estejam apaixonadas, ainda existem algumas maneiras certas (e erradas) de iniciar um namoro. Por isso, para evitar potenciais relacionamentos ruins, aqui vão alguns conselhos:

Concentre-se no presente, não no passado

É natural trazer os medos, inseguranças e experiências negativas de relacionamentos passados para uma nova relação. Isso ocorre porque todos nós temos uma espécie de “mecanismo interno de sobrevivência” para evitar uma decepção com o novo ou a nova parceira.

Por outro lado, é importante entender que você está iniciando um relacionamento com uma nova pessoa, que tem culturas, hábitos e experiências completamente diferentes. Ou seja, uma relação nunca será igual à outra.

A comparação nunca é boa em qualquer aspecto da vida, inclusive nos relacionamentos amorosos. Por isso, concentre-se no presente e deixe as coisas do passado no passado, pois elas servirão apenas para impedir que você seja verdadeiramente feliz na nova relação.

Certifique-se de ter as habilidades certas

Estando solteiro ou em um relacionamento, é importante sempre dedicar um tempo para melhorar as suas habilidades sociais e potencializar a sua inteligência emocional. Ao fazer isso, você poderá construir relacionamentos mais saudáveis e duradouros.

Por exemplo, se você tem uma personalidade mais ciumenta, experimente praticar mais o amor-próprio e afirmações positivas. Além disso, persiga as suas paixões e faça delas uma prioridade – evitando deixá-las de lado quando entrar em um relacionamento.

Aproveite para pesquisar mais sobre palavrinhas mágicas como “empatia”, “autoconhecimento” ou “autocompaixão”, além de melhorar a sua comunicação – sendo capaz de comunicar mais claramente seus desejos e necessidades.

Foque na pessoa e não na ideia de um relacionamento

Muitas pessoas acabam entrando em relacionamentos por puro medo de ficarem sozinhas ou de serem julgadas pelos outros por estarem solteiras por muito tempo. Com isso, a pessoa começa a se relacionar com qualquer pessoa, simplesmente para atender um “desejo” dos outros, em vez de seus próprios desejos. Nem é preciso dizer que isso pode levar a relacionamentos infelizes ou mesmo tóxicos.

Por isso, antes de oficializar qualquer namoro, reflita se você está verdadeiramente apaixonada pela pessoa ou se o medo de ficar sozinha é mais forte.

Além disso, esqueça aquela história do “felizes para sempre”. Isso apenas gera expectativa – o que mais tarde se transformará em decepção. Entre um relacionamento e aproveite ele ao máximo, vivendo cada dia de cada vez e de maneira mais leve, sem a obrigação de que ele tenha que durar para sempre.

Se abra para o novo

Tente permanecer aberta a experimentar novos hábitos, alimentos ou atividades. Relacionamentos são ótimas oportunidades para aprender coisas novas e aumentar o seu repertório de experiências.

A Síndrome de Gabriela – o conhecido “eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim” – até pode ser vista como uma atitude positiva de autoestima e personalidade, evitando se dobrar aos desejos dos outros. 

Por outro lado, ao deixar de experimentar coisas novas, a pessoa cai em uma zona de conforto que a faz perder várias oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. A mesmice não acrescenta nada de novo na vida do casal, o que, fatalmente, acaba por desgastar o relacionamento.

Se você está buscando construir relacionamentos significativos, mas se depara com desafios que parecem difíceis de superar, considerar a ajuda pode ser uma escolha poderosa. Entre em contato comigo e lembre-se, buscar apoio não é sinal de fraqueza, mas sim um passo corajoso em direção ao crescimento e ao bem-estar emocional.

Veja mais dicas de relacionamentos no meu perfil no Instagram!

Últimas publicações

images/blog/7-dicas-de-como-melhorar-sua-memoria-e-concentracao.jpg
Cotidiano

7 dicas de como melhorar sua memória e concentração

images/blog/cansado-do-trabalho-saiba-como-lidar-com-essa-exaustao-diaria.jpg
Cotidiano

Cansado do trabalho? Saiba como lidar com essa exaustão diária

images/blog/o-que-sao-amizades-toxicas-e-como-se-livrar-delas.jpg
Cotidiano

O que são amizades tóxicas e como se livrar delas

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin