O Mindfulness é a habilidade de conseguir focar sua atenção no momento presente, sem distrações. Tal técnica vem crescendo gradativamente ao longo do tempo, uma vez que vivemos em um momento da nossa existência cheia de estímulos, pressões e que conseguir manter sua atenção se torna um grande desafio.

Mas vale lembrar que ela não é uma pílula da felicidade nem mesmo irá resolver todos os seus problemas. O Mindfulness irá te ajudar a ter maior resiliência para lidar com os problemas que irão acontecer, permitindo que o indivíduo fique bem mesmo quando as coisas não estão tão bem assim.

Esta habilidade pode ser treinada e fará com que você tenha muito mais foco e consiga lidar melhor com as situações do seu cotidiano. A prática e persistência do Mindfulness poderá melhorar sua saúde mental, reduzir o estresse, melhorar a atenção, sono e memória e, até mesmo, melhorar sua empatia. Grandes empresas como o Google praticam cotidianamente com seus funcionários.

Se você já ouviu falar ou quer começar a praticar não se preocupe, existem diversas práticas para todos os estilos de vida e agendas.

O Mindfulness é uma prática exercida pela meditação, então acompanhe algumas técnicas que você pode começar a exercitar no seu dia a dia:

 

Pausa Transicional

 

Tem como função ajudar você a focar melhor sua atenção entre uma tarefa e outra. A ideia é ser uma rápida meditação e é ótima para o trabalho! Tente seguir os passos abaixo e se preferir pode ser guiado clicando aqui.

 

  • Sente-se, procure uma posição confortável e feche os olhos. Comece a se concentrar na atividade anterior que você estava realizando, deixa sua mente aberta e não reativa. Faça isso por 1 minuto.
  • Comece a prestar atenção na sua respiração e no seu corpo. Não se preocupe em manipular sua respiração, apenas deixe que ela seguir seu ritmo e foque-se nas suas sensações, como em sua mão e pés. Neste momento se sua mente tentar focar em outra coisa volte sua atenção!
  • Agora pense na sua próxima atividade, o que será mais importante? Como deve fazer? Finalize com três respirações.

 

E ai, o que achou?

 

Vamos agora para outro exemplo prático de como exercitar Mindfulness.

 

Meditação de Escuta Atenta

 

Aqui a ideia é você conseguir compreender melhor o que o outro está falando. Você já deve ter notado que muitas vezes as pessoas falam com você e parece que você está em outro mundo? Focado em seu celular ou preocupado com outra coisa. A meditação de escuta atenta propõe se focar e prestar atenção no outro. Vamos lá?

 

  • Escolha um ambiente propício para isso, nada de lugares barulhentos ou cheios de gente. Desligue o celular ou deixe ele longe de você (mesmo que no bolso em modo de vibrar poderá atrapalhar sua atenção).
  • Escute a pessoa atentamente, sem tentar responder nada, sem tentar falar sobre suas lembranças que ocorrerão naquele momento. Apenas ouça atentamente que o outro está lhe dizendo. Evite focar em seus pensamentos!
  • “Ixiii, mas minha atenção já foi para longe!” – Não se preocupe, volte a ter a atenção na pessoa e não se puna por isso. Apenas volte!

 

Mindfulness possui diversos protocolos e programas, aqui falei apenas de dois que são simples e podem ser feitos com facilidade. Mas para você que busca mais profundidade no assunto, recomento que procure um especialista!

Gostou do artigo? Então, não esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais e continue acompanhando o blog para mais dicas. Até a próxima!