Pular para o conteúdo

Você está pronto para investir em sua saúde mental?

A importância de cuidar da saúde mental tem se tornado um tema bastante comum e cada vez mais aceito por todos, principalmente em tempos de pandemia.

Priorizar o autocuidado pode ser transformador, no sentido que essa prática ajuda a reduzir o estresse da vida adulta, evitando que a pessoa desenvolva transtornos de humor, como a ansiedade, a depressão ou outras doenças mentais.

Por isso, o melhor momento para começar a cuidar da saúde mental é o agora.

Tire um dia para cuidar da saúde mental

Quando foi a última vez que você tirou um dia para cuidar de si mesmo?

Geralmente, as pessoas não aproveitam o tempo livre disponível para dedicar ao autocuidado. Algumas até se sentem culpadas só pela possibilidade de colocar em prática esse hábito “egoísta”.

Porém, é preciso entender que tirar um dia para cuidar da saúde mental é, na verdade, um importante medicamento preventivo que promove a qualidade de vida.

Todo mundo precisa de um tempo para relaxar, recarregar a energia e diminuir o sofrimento psicológico gerado pela vida corrida do cotidiano.

E esse relaxar pode ser feito de diferentes formas, desde ficar o dia de pijama assistindo TV, assim como marcar uma massagem ou simplesmente caminhar na natureza.

O segredo é passar um tempo fazendo uma atividade que você acha relaxante.

Evite situações negativas

Há muitas maneiras positivas de relaxar, mas algumas são contraindicadas para quem quer cuidar da saúde mental.

Um exemplo é não passar o dia todo lendo postagens nas redes sociais. Essa prática tem o potencial de gerar uma infinidade de emoções (incluindo as negativas), além de deixar a pessoa mais ansiosa, quando ela começa a se comparar com a vida das outros. Por isso, tire um dia para si, mas promovendo um “detox digital”.

O mesmo vale para ficar “ruminando” pensamentos que provocam tristeza, inveja ou remorso, por exemplo.

A ideia aqui é relaxar, diminuir o sofrimento mental e aumentar o seu bem-estar geral.

Traga as suas férias para o dia a dia

É comum fazermos listas com diversos planos que pretendemos fazer durante as férias. Porém, nem sempre esses planos acabam saindo como planejado.

E se você pegar alguns desses planos e trazer para a sua vida diária, criando um novo estilo de vida?

Por que esperar as férias para acampar, se você pode fazer isso no próximo fim de semana? Por que esperar o final do ano para reunir os amigos para um jantar, quando você pode fazer hoje mesmo?

Obviamente, fazer determinadas atividades não vai fazer você se sentir como se estivesse de férias, mas pode ajudá-lo a recarregar as suas energias.

Promova mudanças na sua vida

É claro que você não vai conseguir cuidar da sua saúde mental em apenas um único dia.

Se você anda esgotado ou estressado, talvez precise fazer mais pausas na vida cotidiana, mudando o seu estilo de vida para cuidar mais de si.

Uma ida ao psicólogo pode agilizar esse processo de autocuidado, ajudando a eliminar alguns dos seus maiores estressores, identificando as suas prioridades e se afastar de coisas que drenam a sua energia.

O objetivo é usar a terapia como uma oportunidade para avaliar, planejar e se preparar para promover mudanças positivas na sua vida.

Por isso, se você está disposto a dar este passo, cuidar mais da sua saúde mental e ter uma melhor qualidade de vida, entre em contato comigo. Diante da pandemia, também estou atendendo de forma remota e online.

Voltar ao topo