É comum que as pessoas enfrentem mudanças repentinas de humor, afinal, a vida é cheia de altos e baixos. No entanto, há uma grande diferença entre experimentar emoções e ter uma instabilidade emocional.

Geralmente, essa volatilidade emocional significa alguma imprevisibilidade nas emoções e fortes reações a eventos, o que faz a pessoa reagir a tudo de maneira extrema.

Existem alguns sinais precoces de instabilidade emocional que alguém pode exibir. Por isso, nesse artigo, você vai conhecer esses sintomas e como é possível administrar as emoções para conseguir o bem-estar mental. Acompanhe!

 

O que é a instabilidade emocional

Há emoções que nos fazem sentir bem e emoções que nos fazem sentir mal, mas todas elas podem levar à destruição se forem deixados fora de controle.

A instabilidade emocional é uma reação emocional prolongada a uma determinada experiência, mesmo depois de concluída. Uma pessoa emocionalmente instável experimenta vergonha ilimitada em casos de leve constrangimento, estresse imenso em casos de nervosismo menor, raiva em vez de irritação leve e dor extrema em vez de tristeza momentânea.

É possível perceber que as emoções da pessoa mudam rapidamente em reação a alguns eventos, como um desentendimento com um amigo, por exemplo. Muitas vezes, suas reações emocionais podem ser tão desproporcionais ao incidente que desencadeia a emoção, como se sentir tão triste que o indivíduo começa a chorar por um pequeno inconveniente.

Essas emoções extremas podem ser um resultado de um transtorno de personalidade, como o Transtorno da Personalidade Borderline, mas também pode ter origem na depressão, ansiedade, luto ou trauma.

Sinais de emoções instáveis

O maior sinal de alerta de uma possível instabilidade emocional é perceber que a pessoa tem uma reação a um determinado evento que não é esperada. Um exemplo disso pode ser alguém rindo em um momento inadequado.

Uma pessoa emocionalmente instável age por impulso. Ela não tem a capacidade de prever os resultados de suas ações, mesmo quando isso pode significar prejudicar a si mesmo ou aos outros.

Suas ações impulsivas são muitas vezes voltadas para o perigo, como dirigir carros com extrema velocidade ou sob a influência de drogas ou álcool. Gastos e jogos impulsivos também podem ser o seu vício.

Eles têm problemas com a raiva, que varia de gritar a bater portas. Às vezes, eles podem ser violentos, mas eles não prejudicam fisicamente a pessoa com quem estão zangados.

Por serem instáveis emocionalmente, essas pessoas também não conseguem manter um relacionamento saudável. Seus sentimentos para com seu parceiro varia de se sentir apaixonado a se sentir mal com eles.

Eles usam com frequência de argumentos mesquinhos, aos quais se arrependem depois de alguns dias e pedem a reconciliação mais uma vez. A instabilidade emocional pode trazer toxicidade para os relacionamentos, podendo atacar seu companheiro a qualquer momento. Além disso, essas pessoas são mais propensas a reagir negativamente quando percebem que estão prestes a experimentar o abandono.

Mudanças de humor são comuns, mas quando elas acontecem com muita frequência, pode ser um sinal de que alguém está lutando com o equilíbrio emocional. Quase sem aviso, a pessoa pode ficar agitada ou triste, e às vezes sem razão aparente.

Normalmente, a pessoa se torna excessivamente reativa e hiperestimulada, frequentemente, com coisas muito pequenas.

É claro que esses sinais nem sempre significam que alguém esteja com dificuldades para lidar com suas emoções, mas se você tiver suspeitas, converse com ela e verifique se ele está precisando de alguma ajuda profissional.

Como posso melhorar a instabilidade emocional?

Embora alguns medicamentos possam ajudar a minimizar a instabilidade emocional, a terapia cognitiva comportamental é um tratamento eficaz para reduzir a frequência e a intensidade das emoções, além de melhorar a capacidade geral de regular as respostas emocionais.

Além disso, é possível fazer alterações em seu estilo de vida que podem ajudar a minimizar os sintomas.

Uma boa noite de sono é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir sua instabilidade emocional e a irritabilidade. Quanto mais cansado você fica é mais provável que você seja incomodado por coisas pequenas.

Não é nenhum segredo que você se sentirá melhor fisicamente e mentalmente quando seu corpo estiver ativo. O exercício físico não lida apenas com uma série de problemas de saúde física, mas também é uma ótima maneira de manter um sistema emocional mais estável.

A má alimentação também afeta o humor, fazendo com que você se sinta ainda pior. Por isso, siga uma dieta saudável. As emoções negativas podem levar a necessidade de ingerir alimentos pouco saudáveis, comer compulsivamente ou pular refeições.

E, não se esqueça de tirar um tempo para relaxar, meditar ou cuidar de si. O autocuidado pode ajudá-lo a administrar melhor os seus sintomas.

Embora essas dicas possam ajudar sua instabilidade emocional, converse com um psicólogo. Em alguns casos, essas ações não são suficientes para ajudar você a fazer uma melhor gestão das suas emoções.

 

E você, está enfrentando ou conhece alguém que tem os sintomas da instabilidade emocional? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima! 

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