Pular para o conteúdo

Homens também podem chorar

Já pararam para pensar que é muito difícil, homens confessarem que sofrem? Que choram? Que ficam tristes? Angustiados? Mas na realidade o homem sofre tanto quanto qualquer pessoa, velho ou novo, bonito ou feio, rico ou pobre, o homem é passível de sofrer.

É muito comum ouvir outros homens caçoando de algum que sofre, ou que chora, fazendo com que este reprima todos os seus sentimentos e emoções o que cada vez gera mais angústias, porque nada é tratado ou resolvido, apenas deixado de canto e, em muitos casos, vai se cultivando um sofrimento ainda maior.

Outro lado que podemos notar é a Síndrome do Super-Herói que o homem possui, ou seja, ele se sente imune a ficar doente, ficar triste, entre outros pensamentos que levam a ignorar, totalmente, o problema, achando sempre que o que sente é pequeno e que se ignorar irá passar.

Como, por exemplo, a depressão, que por muitos homens são vistas como uma frescura, como se o homem fosse fraco por sentir-se triste, depressivo e até mesmo ansioso. Ou até mesmo situações rotineiras que acabam sendo deixadas de lado, como exames simples ou consultas de rotina.

Pode-se notar que esses comportamentos são antigos na sociedade e podemos afirmar que começam quando ainda são crianças. Quem nunca ouviu quando um menino se machuca “você é forte” e “menino não chora”.

Essas frases acabam ensinando o homem a realmente ignorar todos os sentimentos que são categorizados como tristes ou fraquezas que precisam ser vencidas. Como se chorar ou bater em alguém os fazem menos, ou mais másculos dentro da sociedade.

Esse conceito de másculo, ou melhor, de homem é algo totalmente inapropriado para os dias atuais em que ser um homem digno está ligado a outras variáveis, muito além de força física.

O perigo de ignorar doenças mentais é tão complicado quanto ignorar outras doenças, vamos imaginar que seu médico diz a você que você está com câncer, você irá ignorar o tratamento? Ou fará o tratamento? Agora, se seu médico disser que você está com depressão você irá ignorar? Ambas trazem alterações no funcionamento do corpo, cada uma em seu aspecto e sintomas, mas ambas podem ser tratadas.

Não há nada de errado em sentir-se triste ou chorar, ou qualquer outro sentimento. O importante é saber que todos os homens sofrem, eles são seres humanos e naturalmente podem sofrer. O que muda é como cada um pode lidar com isso, e como ele irá superar isso.

Leia mais textos em meu blog!

Voltar ao topo