Pular para o conteúdo

Veja 6 hábitos que afetam negativamente a sua saúde mental

A nossa saúde mental está muito ligada a atitudes de nosso cotidiano, sabia? Ao longo dos anos, vamos adquirindo hábitos que acabam internalizando em nossa mente.

Mas sem que percebamos, alguns hábitos podem afetar negativamente a nossa saúde mental. Atitudes aparentemente simples podem dar margem para que frustrações, estresse, ansiedade e depressão de formem em nossa mente e consequentemente prejudiquem a saúde.

E muitas pessoas que são afetadas por esses sintomas não sabem que hábitos de seu cotidiano estão por trás desses sintomas.

Para te ajudar a entender, separei seis hábitos que afetam negativamente a nossa saúde mental. Quer saber quais? Continue a leitura!

Quais são os hábitos que afetam a nossa saúde mental?

1. Postura corcunda

Isso mesmo. A sua má postura pode prejudicar não apenas a saúde de seu corpo, mas também da sua mente.

Pessoas com má postura têm mais alterações de humor e com isso recordam pensamentos negativos com frequência do que dos positivos.

2. Sedentarismo

Outro hábito que afeta corpo e mente é a falta de atividade física. De acordo com cientistas, quem pratica esportes, no mínimo três vezes por semana reduz em 19% o risco de ter depressão.

Portanto, supere a preguiça e mexa esse corpo. Inicie com uma caminhada, por exemplo, que já é um grande passo a favor da saúde mental.

3. Procrastinação

E por falar em preguiça, adiar as tarefas importantes pode causar ansiedade e estresse, um perigo para a saúde mental.

E se gera um círculo vicioso tudo piora. Para evitar isso, você pode buscar atividades prazerosas, após cumprir cada tarefa. Veja episódios de suas séries favoritas, por exemplo. Assim você associa os deveres com um momento de lazer, assim relaxando a mente.

4. Conversas virtuais em excesso

Vivemos uma realidade que as redes sociais dominam nosso cotidiano. Assim é mais fácil manter contato com os amigos ou parentes.

Mas lembre-se que as conversas virtuais não substituem as interações pessoais. Busque encontrar pessoalmente com amigos ou familiares pelo menos uma vez por semana, para evitar que ocorra uma substituição do pessoal pelo virtual.

5. Relacionamento não saudável

Se você vive um relacionamento que não te faz feliz, é hora de cair fora. Quem vive um relacionamento tóxico pode ter depressão e outras doenças.

Um parceiro que prejudica sua autoconfiança e sempre o acusa de ser responsável por tudo, isso afeta negativamente a sua saúde mental.

6. Levar a vida muito a sério

Não leve a vida tão a sério. Quem faz isso perde a paixão em viver. Ficar envergonhado em uma situação embaraçosa não deve ser uma opção. Que tal tentar rir de si mesmo? Um sorriso é muito melhor, pois ajuda na melhoria de sua saúde mental.

Se você tem um ou mais desses hábitos, abandone imediatamente e evite repeti-los em seu cotidiano. Um bom hábito é cuidar da sua saúde mental com a ajuda de um psicólogo. Marque agora mesmo a sua consulta.

Voltar ao topo