Pular para o conteúdo

Fobia social tem tratamento?

Cotidiano
Fobia social tem tratamento?

Algumas pessoas adoram estar na companhia de outras. No entanto, esta pode ser uma realidade bem diferente para aqueles que vivem com a fobia social.

O transtorno de ansiedade social – conhecida como fobia social – é o responsável por causar um medo avassalador de situações sociais. Isso inclui desde ir a festas e falar em público, ou, até mesmo, comer em restaurantes.

Além dos efeitos sobre a vida pessoal, esta fobia também pode ter implicações negativas na vida acadêmica ou profissional do indivíduo. Se não tratado, o problema pode progredir com o tempo, com a pessoa passando a evitar a maioria das interações sociais.

Os gatilhos da ansiedade social

Embora um certo nível de ansiedade seja comum em situações sociais, como fazer uma apresentação ou ir a um encontro, o transtorno de ansiedade social refere-se à ansiedade intensa, e que tem potencial para afetar a qualidade de vida da pessoa.

Os gatilhos da ansiedade social variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir:

  • iniciar conversas com desconhecidos
  • ter que se apresentar na frente dos outros
  • ser chamado para apresentar um trabalho
  • falar com um caixa de uma loja
  • ser vista ao comer ou beber
  • usar banheiro público

Entre os sintomas ansiosos mais comuns estão: tremedeiras, náuseas, falta de ar, frequência cardíaca alta, tremedeiras e suor excessivo. Quando está em evidência, o fóbico tem um medo intenso de julgamento dos outros, tendo alta sensibilidade a críticas.

Geralmente, a pessoa não procura tratamento psicológico por acreditar que esse comportamento é apenas um traço de sua personalidade. Também é comum que a pessoa evite procurar o psicólogo por também ter medo de falar com o profissional de saúde mental.

Em vez disso, eles utilizam do álcool e substâncias para conseguir o mínimo de interação social, o que é uma porta de entrada perigosa para o desenvolvimento de um vício. Sem apoio, a pessoa pode desenvolver quadros mais graves, como a depressão.

Tratamento para a fobia social

Felizmente, existem vários tipos de tratamentos que podem ajudar as pessoas com fobia social a gerenciar os sintomas, ganhar mais confiança e superar a ansiedade.

Geralmente, a terapia cognitiva comportamental é a abordagem mais recomendada para tratar o problema, por ajudar a pessoa a reconhecer e mudar pensamentos ou crenças negativas sobre situações sociais. Ela também visa mudar comportamentos ou reações das pessoas a situações que desencadeiam a ansiedade.

Algumas pessoas podem responder bem ao tratamento e não precisar de mais nada, enquanto outras com sintomas mais graves podem precisar de o uso de medicamentos para controlar a ansiedade.

Mudanças no estilo de vida também potencializam o poder da terapia com psicólogo. Praticar atividades físicas, meditação ou ioga tem um impacto positivo na ansiedade em geral. E, ao reduzir o nível geral de ansiedade, pode ser mais fácil lidar com situações sociais.

Além disso, é importante evitar a cafeína, presente no café, chá e refrigerante. Se você tem ansiedade, a cafeína pode fazer você se sentir pior e pode até desencadear ataques de pânico.

Se precisar de apoio psicológico para a fobia social, entre em contato comigo pelo meu Instagram. @dryuribusin

Últimas publicações

images/blog/o-que-e-vergonha-e-como-lidar-com-ela.jpg
Cotidiano

O que é vergonha e como lidar com ela?

images/blog/o-que-e-bolha-social.jpg
Cotidiano

O que é bolha social e como ela pode afetar a sua vida

images/blog/porque-voce-deve-comecar-a-ter-compaixao.jpg
Cotidiano

Por que você deve começar a ter autocompaixão hoje mesmo

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin