Pular para o conteúdo

Fobia social: quais são os sintomas e como se livrar dela

Cotidiano
Fobia social: quais são os sintomas e como se livrar dela

A ansiedade social – também conhecida como fobia social – é um estado em que a pessoa experimenta um medo intenso e persistente durante situações sociais. Ela passa a temer constantemente ser exposta ao julgamento ou avaliação dos outros.

Na prática, a fobia social pode afetar negativamente a vida pessoal, social e profissional da pessoa, sendo uma geradora de sofrimento e isolamento.

A pessoa com ansiedade social pode se preocupar excessivamente com sua aparência física, por exemplo, temendo ser julgada ou ridicularizada por outros. Ela também pode ter dificuldades para fazer novos amigos ou manter os seus relacionamentos atuais.

Os sintomas da fobia social

A fobia social pode ser incapacitante e pode prejudicar significativamente a qualidade de vida da pessoa.

De forma geral, a pessoa que sofre de fobia social enfrenta regularmente um medo intenso, ansiedade em situações sociais ou de desempenho. Isso inclui falar em público, conhecer novas pessoas, participar de reuniões ou entrevistas de emprego.

A pessoa com ansiedade social sente um medo intenso e persistente de situações sociais, muitas vezes antecipando essas situações dias ou semanas antes que aconteçam.

Além da pressão psicológica, a pessoa experimenta sintomas físicos, como sudorese, tremores, náusea, coração acelerado, dificuldade em respirar, rubor facial ou tremor na voz.

Comportamentos de evitação, como evitar eventos sociais, recusar convites, pedir licença do trabalho ou de outras atividades sociais – como festas, reuniões, apresentações em público ou mesmo atividades diárias, como fazer compras. A pessoa pode, por exemplo, temer ir a um restaurante, ficando com medo de comer em público.

Conforme a fobia social evolui, a pessoa passa a ter baixa autoestima, sentimento de inadequação ou falta de confiança.

Como superar a fobia social

Felizmente, existem opções de tratamento eficazes disponíveis para ajudar as pessoas a superar a fobia social e levar uma vida mais plena e satisfatória.

Isso inclui técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, a meditação e o yoga. Essas atividades podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse associados à fobia social.

No consultório, o tratamento para ansiedade social geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental (TCC), em que a pessoa aprende a identificar e mudar pensamentos e comportamentos negativos associados à fobia social.

O paciente também aprende a se beneficiar de práticas de autocuidado, como exercícios físicos regulares, alimentação saudável, sono adequado, bem como outras atividades que proporcionam prazer e reduzem o estresse.

Em casos mais graves, o psicólogo também pode indicar como complemento ao tratamento consultas com um psiquiatra, para a administração de antidepressivos ou ansiolíticos.

Por outro lado, a fobia social também pode ser difícil de diagnosticar porque muitas pessoas com fobia social tentam esconder seus sintomas.

Por isso, se você está sofrendo de fobia social ou conhece alguém que esteja, é importante procurar a ajuda de um psicólogo para obter o tratamento necessário. Lembre-se de que a ansiedade social é uma condição comum e tratável, e não há razão para sofrer sozinho.

Gostou do conteúdo?

Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.

Agendar uma consulta

Últimas publicações

/images/blog/nathan-mcbride-ylkbly2hvhy-unsplash.webp
Cotidiano

5 estratégias para melhorar a comunicação em relacionamentos

/images/blog/como-identificar-transtornos-de-humor-bipolares-em-criancas-e-adolecentes.jpg
Cotidiano

Como identificar transtornos de humor bipolares em crianças e adolescentes

/images/blog/transtorno-bipolar-desafios-e-solucoes-no-relacionamento.jpg
Cotidiano

Transtorno bipolar: desafios e soluções no relacionamento