Como fazer para evitar a procrastinação no home office? Você sente que sempre está com as tarefas e atraso ou demora para entregar? Saiba que esta é uma situação mais comum do que você imagina.
Com o período de quarentena, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, exercendo suas funções de forma online. Assim, o home office se tornou uma realidade para milhares de brasileiros.
Devido às facilidades como não pegar trânsito, poder controlar o horário e ter uma rotina mais calma, muitas pessoas aderiram ao home office para assim ter mais tranquilidade e qualidade de vida.
Mas toda essa facilidade também pode ser uma armadilha para a produtividade. As constantes distrações são um prato cheio para que ocorra a procrastinação no home office.
Sem chefes para cobrar ou colegas para monitorar o andamento de seu trabalho, é mais fácil você se distrair com a televisão, o telefone celular ou mesmo passar mais tempo longe de sua mesa de serviços.
Ou seja, a disciplina no trabalho deve ser maior para não ocorrer a procrastinação no home office. Veja neste artigo algumas dicas que separamos para evitar que você passe por essa situação e garantir a sua produtividade. Veja!
Dicas de como evitar a procrastinação no home office
Quando a procrastinação no home office bater, lembre-se de sempre evitá-la para que não vire um hábito e ser prejudicial para o seu trabalho.
Veja agora algumas dicas para a sua rotina que ajudam a evitar que você se distraia e perca o foco no trabalho home office. Acompanhe.
Separe um local só para o trabalho
Em sua casa, providencie uma mesa em um local calmo e bem iluminado para ser a sua estação de trabalho. Converse com seus familiares para que eles colaborem em não atrapalhar no momento de seu serviço.
Essa dica é válida também para quem mora sozinho. Separe um local só para o seu trabalho. Nada de ir para o sofá ou cama, por aparentemente ser mais confortável. Pelo contrário, eles podem ser até prejudiciais para a sua saúde.
Use roupas de trabalho
Trabalhar de pijama pode ser tentador, mas esse hábito pode prejudicar o seu desempenho. As roupas que vestimos causam um efeito no cérebro.
Quando você vestir roupas profissionais, dará um gatilho de atenção ao trabalho, evitando assim a procrastinação no home office.
Defina uma rotina
Assim como separar um local, definir um horário para o trabalho é essencial para não procrastinar. A rotina é benéfica para evitar que você se distraia e assim pode cumprir as tarefas dentro do prazo.
Portanto, esteja atento às suas metas e mantenha o foco na rotina, para ser beneficiado e assim até reduzir o tempo de seu trabalho.
Faça pausas
Tão importantes quanto o trabalho em si, as pausas com aproximadamente 5 a 10 minutos ajudam o seu cérebro a manter a concentração, sem se esforçar. Mas não exagere. De preferência faça pausas a cada meia ou uma hora trabalhada.
E não esqueça dos intervalos para as suas refeições e necessidades. E respeite o tempo que você estipula para o seu trabalho, dando um espaço o seu dia para o descanso e lazer.
Com essas dicas básicas você consegue evitar a procrastinação no home office e assim mantém a produtividade na sua rotina profissional e também a sua saúde mental.
Você faz trabalho home office? Precisa de aconselhamento psicológico para melhorar sua produtividade? Entre em contato!