Pular para o conteúdo

O que é escuta ativa?

Manter um diálogo eficiente e é importante desenvolver a escuta ativa. Mas você sabe o porquê? Simples, por meio dela conseguimos transmitir informações de maneira mais clara e abrangente.

Apesar de ser essencial para o nosso dia a dia, muitas pessoas não conseguiram desenvolver a escuta ativa, o que acarreta na dificuldade de manter um diálogo produtivo.

Isso porque muito do que elas ouvem acaba não sendo aproveitado, devido à falta desta habilidade.

Isso é bastante comum e, por isso, entender a importância da escuta ativa se torna em um importante diferencial em seus relacionamentos.

Quer saber mais sobre o que é escuta ativa? Continue neste artigo que vamos dar mais detalhes e ainda fornecer dicas para você praticá-la.

Escuta ativa? O que é?

Como já explicado, é importante desenvolver a escuta ativa, que é uma técnica voltada para ajudar o ouvinte a realmente interpretar e assimilar todo o conteúdo que é expresso pelo interlocutor, de forma sincera.

Geralmente quando ocorre um diálogo, uma das partes não observa as informações do interlocutor. O motivo pode ser o excesso de informação ou a falta de concentração do ouvinte.

Além disso, ele até pode prestar atenção, mas tem dificuldade de analisar e interpretar o que realmente está sendo dito.

Por isso a importância de desenvolver habilidades de comunicação visando um bom diálogo. O melhor é que após aprender sobre escuta ativa, você pode praticá-la na sua vida pessoal e profissional.

Ou seja, ela te ajuda a desenvolver um interesse real naquilo que o seu interlocutor está dizendo, sem distrações ou má interpretação.

Ela é de muita importância no ambiente de trabalho, quando há a comunicação com clientes ou outros colaboradores, e também em reuniões e feedback.

Já no campo da vida pessoal, ela ajuda a evitar conflitos em relacionamentos, onde uma das pessoas pode se sentir menosprezada devido à falta de atenção do cônjuge.

E qual a vantagem de desenvolver a escuta ativa?

Quem pratica a escuta ativa tem melhorias em sua vida e pode estreitar os relacionamentos, seja com familiares, amigos ou colegas de trabalho

Com ela você desenvolve uma comunicação clara, efetiva e capaz de esclarecer dúvidas.

  • Além disso, outras vantagens são:
  • Gera confiança;
  • Desenvolve a empatia;
  • Diminui conflitos;
  • Melhora o trabalho em equipe;
  • Maior segurança;
  • Captar informações relevantes.

Dicas para desenvolver a escuta ativa

Após conhecermos e entendermos um pouco mais sobre esta poderosa ferramenta, que contribui para o estabelecimento de relações humanas reais, compartilho com você algumas dicas, que você pode colocar em prática, não só no ambiente de trabalho, mas também fora dele. Acompanhe!

Nada de distrações

Quando estiver em um diálogo, evite distrações como celular, e-mails, telefonemas, conversas paralelas, etc. Elas são grandes iscas para você não prestar atenção no que seu interlocutor diz.

Começar com este passo é muito importante para a sua escuta ativa. Não se deixe dominar pelas distrações.

Mente treinada

Controle a sua mente e pensamentos. Ou seja, sempre que estiver em uma conversa com alguém e perceber que os pensamentos estão longe, se concentre!

Volte novamente a nossa atenção para a pessoa que está diante de nós e para o que ela está nos dizendo.

Tenha interesse

Para desenvolver a escuta ativa outro passo importante é procurar interessar-se genuinamente pelo o que seu interlocutor tem a dizer.

Deixe-o à vontade e interaja, também com a linguagem não verbal e sempre faça contato visual. Dessa forma, ele conseguirá se expressar corretamente e passará a mensagem desejada a você.

Estas foram algumas dicas para você desenvolver a sua escuta ativa. Se você ainda tem dificuldade para praticar a escuta ativa, entre em contato comigo!

Voltar ao topo