Pular para o conteúdo

Entendendo o cérebro para sair bem nas fotos!

Melhores ângulos em uma foto ou filmagem pode ser uma questão científica, vocês já pararam para reparar que geralmente os apresentadores de talk shows ficam do lado direito da tela, como por exemplo Jô Soares? Hummm, vamos começar do básico:

Um dos temas mais recorrentes na nossa vida são as emoções, difíceis de serem controladas, mas sempre nos fazem sentir vivo. Além do sentimento gerado por elas existem as expressões geradas pelas mesmas, principalmente no rosto.

Diversos músculos se envolvem em uma tarefa de extrema complexidade, em que uma pequena mudança gera uma expressão totalmente diferente. Algumas vezes, quando sorrimos, percebemos que não está sendo muito verdadeiro, isso ocorre porque o real sentimento de felicidade não está ocorrendo.

Vamos tentar? Tente sorrir no espelho, veja que você consegue modificar o sorriso de diversas formas, mas dificilmente conseguirá transmitir a mensagem de felicidade verdadeira, contudo, esses músculos são instruídos por nosso bem mais precioso: o cérebro.

Nosso cérebro possui dois hemisférios conectados, esses dois hemisférios possuem funções diferentes, assim sendo, as emoções também possuem diferentes formas de atuação. O lado esquerdo do nosso cérebro apresenta maior relação com as emoções positivas (por exemplo: felicidade) e o direito com as emoções negativas (por exemplo: tristeza), embora muitos estudos já comentem sobre as emoções como algo global no cérebro, ainda há uma predominância de um dos lados, lembrando que predominância não é totalidade.

O hemisfério direito tem uma maior participação na expressão das emoções no rosto, sendo assim o lado esquerdo do rosto costuma ser muito mais expressivos do que o direito, uma vez que o cérebro é sempre invertido.

Agora vamos lembrar dos talk shows, citados no início, vocês conseguem entender o porque os apresentadores estão muitas vezes do lado direito da sua tela? Sim, uma das explicações para tal posição é que ele sempre está com o lado esquerdo do rosto mais aparente que o direito, afinal transparece muito mais emoções, aspecto fundamental para os apresentadores.

Alguns estudos científicos cortaram uma foto de uma expressão facial no meio e duplicaram a lateralidade para ver se havia ou não diferença, então ficava lado esquerdo com lado esquerdo do rosto formando um rosto completo, e vice, e versa. Os resultados mostraram que o lado esquerdo do rosto é muito mais expressivo e muito mais reconhecido como expressivo pelas pessoas.

Isso não é um pensamento atual, o pintor Rembrandt costuma pintar as mulheres com o lado esquerdo do rosto mais aparente para mostrar mais sensibilidade, emoções e os homens com o lado direito mais aparente para mostrar menos fragilidade.

Enfim, nosso cérebro, emoções, expressões, etc. são muito complexos, contudo, a cada dia, a ciência esta tentando entender os fenômenos e ajudar a controlar as variáveis para sempre podermos nos aprimorar.

Então, se você quiser sair mais expressivo nas fotos tente focar mais no lado esquerdo do seu rosto e sorrir!

Leia mais textos em meu blog!

Voltar ao topo