Pular para o conteúdo

Dinheiro compra felicidade?

Será que dinheiro compra felicidade é verdade?

“Não trás felicidade, mas é possível compra-la!” – ditado popular

A frase dita por muitos de que dinheiro não trás felicidade pode ser real! Alguns outros dizem “não trás felicidade, mas é possível compra-la!”. Os pesquisadores estão investigando os novos rumos da ciência da despesa e suas influências sobre a vida cotidiana das pessoas.

A pesquisa publicada na revista Psychological Science mostrou que dinheiro gasto em experiências proporciona maior felicidade, sendo mais duradoura do que as compras de bens materiais. Os participantes relataram que a espera para uma experiência provoca, significativamente, mais felicidade, prazer e emoção do que à espera de um bom bem material.

E a antiga frase: “menos pode realmente ser mais?” Uma pesquisa publicada no Personality and Social Psychology Bulletin mostra que riqueza em abundância pode comprometer apreciação e reduzir as emoções positivas associadas a experiências cotidianas.

Em contraste com a abundância, enfrentar adversidades ou escassez no passado aumenta o prazer do indivíduo para saborear momentos diários, de acordo com um estudo publicado no Social Psychological and Personality Science (SPPS).

Entregar-se ao prazer em abundância pode não ser o caminho mais produtivo para a felicidade

“Indivíduos ricos (base de US $ 1 milhão ou US $ de 10 milhões) não são mais felizes enquanto a sua riqueza financeiras aumentam” – disse o pesquisador Michael Norton.

A pesquisa mostra que a felicidade atual não está relacionada com a riqueza e pode até ser negativamente relacionada com a renda. O estudo está previsto para ser publicado no ano que vem.

Conclui-se, então, que a busca pelo dinheiro não é necessariamente um ascensão em relação a felicidade tão desejada. Existem uma infinidade de formas de tornar a vida mais positiva e feliz e que custam nada. O poder da reflexão é uma delas. Uma outra ferramenta é o Diário positivo, da qual ajuda você a desenvolver o autorreconhecimento de uma forma prática, rápida, diária e, muitas vezes, divertida pois é possível relembrar situações únicas e anotadas do passado.

Todos os dados, materiais e os 3 estudos da pesquisa original sobre Felicidade e Dinheiro podem ser encontradas no site oficial do Center of Open Science.

E você? O que você pensa sobre o tema “dinheiro compra felicidade”? Deixe nos comentários a sua opinião!

Voltar ao topo