Pular para o conteúdo

Dependência emocional: como parar de depender de outras pessoas

Cotidiano
Dependência emocional: como parar de depender de outras pessoas

A dependência emocional é uma condição em que a pessoa tem dificuldade para lidar com as emoções e se sente insegura sem a presença de outra pessoa específica ao seu redor – podendo ser um familiar, um amigo ou mesmo um parceiro amoroso.

Essa pessoa pode se sentir vazia e ansiosa quando está longe da pessoa de quem é dependente, podendo fazer tudo o que estiver ao seu alcance para manter essa relação.

Nessa condição, uma pessoa pode sentir que precisa da outra pessoa para se sentir feliz. Isso pode levar ao medo de perda, bem como comportamentos possessivos e ciúme exagerado, além de uma falta de confiança em si mesma.

A dependência emocional também pode afetar a capacidade da pessoa de tomar decisões e de se relacionar com outras pessoas.

Os sinais da dependência emocional

A dependência emocional é um problema sério que pode afetar a saúde mental e bem-estar de uma pessoa. Existem vários sinais comuns que podem indicar que alguém está sofrendo de dependência emocional. Entre eles, estão:

  • Medo da solidão: A pessoa pode sentir medo de ficar sozinha, o que pode gerar ansiedade, além de fazê-la se sujeitar a comportamentos tóxicos para não perder o seu parceiro.
  • Ciúmes: A pessoa se sente ameaçada a todo momento, com medo de ser traída ou deixada de lado.
  • Comportamento obsessivo: A pessoa dependente emocionalmente pode se preocupar constantemente com a pessoa de quem é dependente e pode se comportar de forma obsessiva, como ligar ou enviar mensagens constantemente para ela.
  • Dificuldade com a decepção: A pessoa dependente também pode se sentir desesperada quando a relação não está funcionando como ela gostaria.
  • Abuso: A pessoa se torna abusiva, seja verbal ou fisicamente, na tentativa de controlar ou manter a relação.

A necessidade constante de estar perto da pessoa ou coisa de que se depende leva a uma perda da liberdade pessoal, uma vez que ela não consegue fazer nada sem a presença daquilo de que depende.

A dependência emocional pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e, até mesmo, transtornos alimentares ou de personalidade.

Como parar de depender dos outros

A dependência emocional pode ser tratada com a ajuda de terapia com um psicólogo. Durante as consultas, é possível trabalhar com a pessoa para ajudá-la a desenvolver habilidades de autoestima e autoconfiança, bem como para ajudá-la a aprender a lidar com as emoções e as situações sem a necessidade da outra pessoa. 

A terapia pode ser complementada com atividades saudáveis, estabelecer metas e objetivos pessoais e passar tempo com pessoas positivas e apoiadoras.

Além disso, a condição também pode ser amenizada ao aprender a lidar com as emoções de forma saudável, o que ajuda a pessoa a se sentir mais equilibrada e confiante em suas relações. Isso pode incluir praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou yoga, ou fazer atividades que ajudem a liberar as emoções, como escrever ou desenhar.

Também é importante que a pessoa trabalhe maneiras de desenvolver relacionamentos saudáveis e equilibrados com outras pessoas.

Siga o meu perfil no Instagram!

Últimas publicações

images/blog/como-a-terapia-cognitivo-comportamental-pode-resolver-a-depressao.jpg
Cotidiano

Como a terapia cognitiva comportamental pode resolver a depressão

images/blog/como-as-redes-sociais-podem-aumentar-o-estresse.jpg
Cotidiano

Como as redes sociais podem aumentar o estresse e como evitar isso

images/blog/os-perigos-do-estresse-cronico.jpg
Cotidiano

Os Perigos do Estresse Crônico: Como ele pode afetar sua vida

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin