Pular para o conteúdo

Você está pronto para controlar a ansiedade sem precisar de remédios?

Os sintomas da ansiedade podem ser debilitantes. São noites sem dormir, confusão de pensamentos e ataques de pânico do nada. Muita gente acaba lançando mão de medicamentos para conseguir controlar a ansiedade.

Infelizmente, os remédios não são a cura definitiva. Por mais que eles ajudem a minimizar os sintomas de ansiedade, o problema ainda estará lá.

Por isso, antes de ir atrás de medicamentos, experimente procurar um psicólogo clínico para promover a sua saúde mental.

A terapia é efetiva para controlar a ansiedade?

Esteja você sofrendo de ataques de pânico, pensamentos obsessivos, preocupações irreais ​​ou uma fobia incapacitante, é importante saber que você não precisa viver com episódios de crise de ansiedade. Você pode procurar a ajuda profissional de um psicólogo clínico.

A psicoterapia é considerada um tratamento eficaz contra transtornos de ansiedade, pois ela ajuda o indivíduo a descobrir as causas para as suas preocupações e medos. Além disso, o psicólogo ensina o paciente a relaxar diante de situações estressantes ou mudar a forma que vê situações que são assustadoras.

A taxa de cura é alta e chega ser um pouco surpreendente que muitas pessoas ainda não procuram a terapia simplesmente por ter algum estigma ou por acreditar em algum mito sobre o trabalho dos psicólogos.

Algumas pessoas têm vergonha de parecer “fracas” ou “imperfeitas”. A verdade é que existem inúmeros benefícios na psicoterapia, indo muito além da cura para a ansiedade, mas também promover uma qualidade de vida melhor.

Por que a psicoterapia funciona?

Durante o tratamento, você não vai apenas desabafar sobre os problemas para o psicólogo. Na terapia, você participa de um processo que consiste na identificação de problemas e encontrar soluções, pensando sempre no médio e longo prazo.

Durante a terapia, você vai exercitar a autoconsciência, desenterrando e resolvendo problemas antigos e recentes.

Você também será aconselhado a adotar hábitos saudáveis, como mudar os padrões de pensamentos negativos e substituí-los por mais produtivos.

Além disso, você desenvolverá habilidades de enfrentamento em momentos de crise, ajudando a evitar os principais sintomas de ansiedade em situações de estresse da vida diária, sendo um importante incremento na sua saúde mental.

Já ouviu falar na terapia cognitiva comportamental?

A terapia cognitiva comportamental (TCC) é o tipo de terapia mais utilizada para controlar a ansiedade.

Não apenas isso, ela também é indicada para ataques de pânico, ansiedade social, transtorno de ansiedade generalizada, fobias, entre muitas outras condições.

A TCC aborda padrões de pensamento negativos, explorando a maneira como a pessoa percebe o mundo e a si mesmo. Com isso, é possível examinar os pensamentos que acabam contribuindo para a ansiedade.

Durante a terapia, o psicólogo também lhe ajuda a examinar como você se comporta em situações que desencadeiam a ansiedade, incluindo técnicas de respiração que amenizam os sintomas, como batimentos cardíacos acelerados e respiração ofegante.

A premissa básica da terapia é que são os seus pensamentos (e não os eventos externos) que afetam a maneira como você se sente. Ou seja, a ansiedade surge da percepção que você tem da situação.

Dessa forma, você aprenderá como mudar a maneira de pensar, possibilitando que você mude a maneira como se sente e tendo uma vida saudável.

E então, que tal agendar agora a sua visita ao psicólogo e começar a aprender a controlar a ansiedade?

Voltar ao topo