Pular para o conteúdo

Como vencer a insônia sem o uso de remédios?

Todo mundo experimenta uma noite de sono ruim de tempos em tempos. Aquelas noites em que é quase impossível vencer a insônia, pois você não consegue parar de se preocupar com o amanhã ou fica acordando várias vezes durante a madrugada.

A falta de sono pode gerar cansaço, baixa energia e dificuldades de concentração, atenção e memória. A pessoa insone pode se sentir abatida, estressada ou ansiosa, não apenas por não conseguir ter uma boa noite de sono, mas também por não ter motivação para realizar suas atividades diárias.

Portanto, para conseguir resolver esse problema, continua a leitura!

O que causa a insônia?

A dificuldade para dormir pode ter várias causas, incluindo fatores biológicos e sociais. Entretanto, boa parte dos casos tem origem em questões psicológicas. Por exemplo, ficar pensando em problemas estressantes do trabalho ou sentir ansiedade ao ver as horas passarem no relógio ao lado da cama, enquanto tenta dormir.

A incapacidade de adormecer leva a preocupação com a hora de dormir, o que torna a tarefa ainda mais difícil. Com o tempo, esses pensamentos negativos e comportamentos inúteis podem criar um ciclo que piora o quadro de insônia.

A depressão também pode criar um estado de falta de sono. As lutas psicológicas diárias podem dificultar o ato de dormir e a própria insônia pode provocar mudanças de humor, nos hormônios e na fisiologia, que potencializam o sentimento depressivo, bem como gerar outros transtornos mentais.

Quais as principais dicas para ter uma boa noite de sono?

Muitas vezes, a insônia é provocada por hábitos ruins, como utilizar o celular na cama, tomar café à noite ou não estipular um horário fixo para ir deitar e levantar.

Conhecido como higiene do sono, o método consiste em uma série de práticas que condicionam o seu organismo a diminuir a sonolência do dia a dia e revisar os seus hábitos de dormir durante a noite.

Algumas práticas simples, como evitar alimentos ricos em gordura antes de deitar, limitar os cochilos diurnos a 30 minutos e se afastar de eletrônicos uma hora antes de dormir ajudam a gerar uma boa noite de sono.

Além disso, uma rotina noturna regular ajuda o corpo a reconhecer que é hora de dormir. Isso pode incluir tomar um banho morno, ler um livro ou fazer alongamentos leves. Considere, ainda, ter colchões e travesseiros confortáveis, trocar a lâmpada branca do quarto por uma amarela e usar umidificadores, ventiladores e outros dispositivos que podem tornar o dormitório o mais relaxante possível.

Se mesmo após utilizar as técnicas da higiene do sono os sintomas persistirem, é importante procurar um psicólogo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. Este profissional identificará a causa para a sua insônia, ajudará a mudar o seu estilo de vida e ensinará técnicas de relaxamento, que contribuem para uma boa noite de sono.

Diferente de um psiquiatra, que receitaria medicamentos – que fornecem alívio a curto prazo, mas podem se tornar viciantes -, um psicólogo ajudará a alterar pensamentos e comportamentos que geram dificuldades para dormir.

A psicoterapia consiste em treinar a pessoa para visualizar o quarto como um espaço para dormir, em vez de um local para ficar acordado, se revirando na cama enquanto espera pelo sono.

Portanto, se você estiver demorando demais para adormecer, considere procurar ajuda profissional para vencer a insônia. Investir no seu sono fará toda a diferença no seu humor, produtividade e qualidade de vida.

E você, está procurando maneiras de vencer a insônia? Que tal investir em um psicólogo e garantir uma boa noite de sono? Marque agora mesmo a sua primeira consulta! Ela é gratuita!

Voltar ao topo