Pular para o conteúdo

Como trabalhar em casa de maneira saudável?

Nos últimos anos, muitos profissionais têm descoberto que trabalhar em casa tem várias vantagens, incluindo maior flexibilidade na jornada de trabalho, economia de dinheiro e mais tempo para ficar com a família.

O que para uns foi uma escolha pessoal e planejada, muitos outros se viram obrigados a adotar a modalidade do home office sem estar preparados para tal. O surto da Covid-19 fez com que muitos funcionários fossem trabalhar em casa pela primeira vez, fazendo com que eles tenham que enfrentar uma série de desafios.

Portanto, neste artigo, você descobrirá como obter os melhores resultados, desde a escolha do melhor espaço, como aumentar a produtividade, até a maneira como você separa o trabalho da vida pessoal. Vamos lá?

Quais os benefícios de trabalhar em casa?

Atualmente, todo mundo fala sobre a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal. E uma das melhores maneiras de conseguir isso é por meio do home-office.

O conceito poderia parecer estranho há 20 anos, mas, com a internet, ficou cada vez mais fácil trabalhar de forma remota. O seu local de trabalho não precisa ser exatamente dentro de casa. Hoje, a tecnologia permite que você trabalhe em uma biblioteca, em uma cafeteria ou um coworking.

Brincadeiras e distrações de colegas de trabalho, interrupções desnecessárias, reuniões sem importância podem ser evitadas se você estiver em casa.

Utilizar o home-office permite que você trabalhe nos momentos mais produtivos, use a roupa que lhe for mais confortável e crie um fluxo de trabalho que funcione para o seu organismo.

Além disso, o meio ambiente se beneficia. Trabalhando em casa, você não precisa se deslocar para o trabalho, o que significa menos um carro no trânsito. E um veículo a menos também significa menos emissões de gases poluentes e de efeito estufa na atmosfera.

Dependendo da distância ao escritório, o funcionário remoto pode economizar um tempo valioso todos os dias que se perde parado no engarrafamento. Essas horas extras podem ser utilizadas para fazer uma nova faculdade, adotar hábitos que aprimorem o seu desenvolvimento pessoal ou dedicar à família e amigos.

Como manter a produtividade?

Agora que você entendeu os benefícios, é hora de falar das desvantagens do home-office. A principal preocupação das pessoas é a falta de foco ao trabalharem em casa.

Embora as distrações do escritório sejam evitadas, em casa as interrupções são outras. Crianças, vizinhos e família podem minar a sua produtividade. Para resolver isso, é importante deixar claro logo no início, para todos em casa, que você tem um local e horário de trabalho que eles precisam respeitar. Isso evitará estresse e desentendimentos futuros.

Outro problema comum do home-office é que parece que o trabalho nunca termina. Como não há nenhum chefe o controlando, você pode se sentir tentado a trabalhar sem parar. Ao estipular horário de início e fim da jornada de trabalho, você evita uma sobrecarga, possibilitando que você tenha tempo para lazer e descansar. Do contrário, o estresse minará rapidamente a sua vontade de trabalhar em casa.

A interação com os colegas de trabalho é perdida, e não há substituto para isso durante algumas atividades. Às vezes, a videoconferência pode compensar isso, mas não é um substituto perfeito. Por isso, sempre que possível, compareça em happy hours e vá em eventos do seu setor de atuação.

Como potencializar os benefícios do home-office?

A produtividade aumenta em ambientes onde os pensamentos criativos florescem e as distrações são minimizadas. E qual melhor ambiente para tal senão a nossa casa?

No entanto, é preciso se armar de algumas dicas para realmente colher os benefícios do trabalho remoto. Por exemplo, ao acordar, faça tudo o que você faria caso fosse para o escritório, como definir um alarme para despertar, tomar café da manhã e se arrumar. Isso ajuda a orientar seu cérebro que ele deve entrar no “modo trabalho”.

Definir imagem destacadaPara trabalhar, procure pelo cômodo da casa mais organizado, com menos barulho e que tenha a menor quantidade de distrações possíveis. A ideia é encontrar algum espaço dedicado que você possa chamar de seu enquanto estiver trabalhando.

A escolha das cores de tinta certas para o seu escritório em casa também podem ajudar a estimular sua criatividade e produtividade. A cor verde, por exemplo, está associada ao crescimento e à determinação, gerando sentimentos de calma.

Neutralize o desejo de ficar na TV, nas redes sociais ou no videogame. Trate o seu ambiente de trabalho em casa como faria em qualquer outra empresa. Faça um esforço para manter essa sua zona de produtividade.

Ou seja, trabalhar em casa exige muita dedicação, autocontrole e disciplina. Felizmente, essas habilidades são facilmente cultivadas, principalmente se você tiver apoio de um gerente, da família ou de um psicólogo.

Portanto, se a sua empresa possui um programa de home-office ou você está pensando em empreender e quer começar a trabalhar em casa, tente experimentar a prática.

E então, está precisando de aconselhamento psicológico para manter a saúde mental enquanto começa a trabalhar em casa? Fale comigo agora mesmo!

Voltar ao topo