Pular para o conteúdo

Como ter mais disciplina em 2023 e alcançar os seus objetivos

Cotidiano
Como ter mais disciplina em 2023 e alcançar os seus objetivos

Mais um fim de ano se aproxima, e, com ele, as pessoas já começam a planejar uma série de metas e objetivos para o vindouro 2023.

Essa lista pode incluir itens mais simples, como economizar, fazer novos amigos ou cuidar mais do corpo. Porém, há também espaço para grandes projetos, como fazer uma grande viagem, conseguir uma promoção no trabalho ou iniciar um mestrado.

Independentemente do resultado desejado, é preciso ter sempre em mente que não é fácil alcançar objetivos, mas também não é nada impossível. O segredo para alcançar suas principais metas para 2023 é ter foco, consistência e, principalmente, disciplina.

Mas, o que é disciplina?

Desenvolver a disciplina significa ter a capacidade de seguir em frente, mantendo-se motivado e agindo, independentemente de como você está se sentindo fisicamente ou emocionalmente.

Essa autodisciplina é diferente da motivação ou força de vontade. Ambas também contribuem para o seu sucesso, mas é a disciplina que guiará as suas ações para que você procure o melhor para si mesmo, apesar das distrações do dia a dia.

A autodisciplina é útil em muitas áreas de nossas vidas. É ela que faz você executar tarefas difíceis, mesmo quando está com preguiça. Ela também impulsiona você a buscar o sucesso, enquanto os outros opinam que esse sucesso é impossível de ser alcançado.

A autodisciplina é como um músculo: quanto mais você trabalhar para desenvolvê-la e usá-la, mais forte ele se tornará. Começar pequeno é a melhor maneira de começar a desenvolver sua autodisciplina. À medida que sua disciplina fica mais forte, você pode espalhar o foco para mais áreas de sua vida.

O fatídico dia 1º de janeiro

Muita gente escolhe o primeiro dia do ano para colocar em prática uma mudança radical em sua vida. Porém, o “1° de janeiro” é apenas uma data como qualquer outra. Você não precisa esperar até 2023 para iniciar seu progresso. Você pode começar agora mesmo, nos dias restantes de 2022.

Lembre-se, esse progresso precisa começar pequeno e ir crescendo gradativamente com o passar do tempo. Nada de querer adotar uma série de novos hábitos e tarefas de um dia para o outro, pois você não dará conta de tanta “novidade”. Em pouco tempo você corre o risco de desanimar e ficar frustrada por não ter atingido suas metas.

O progresso leva tempo, e nem sempre acordamos com a mesma motivação para alcançar nossos objetivos. Por isso, priorize aquelas metas mais urgentes, e divida elas em metas diárias ou semanais que sejam realistas, alcançáveis e gerenciáveis. Vá implementando elas uma a uma, ao longo do tempo, conforme você vai conseguindo novos progressos.

Para não desanimar, foque a sua atenção nessas pequenas metas, em vez do resultado final lá na frente. Aqui vale aquela conhecida expressão “aproveitar a jornada”.

E, se houver obstáculos ao longo do caminho, eles precisam ser resolvidos o mais rápido possível para que o progresso possa continuar sendo feito.

Também é interessante começar o ano buscando ajuda de um psicólogo comportamental para lhe ajudar a evoluir e atingir os seus objetivos.

Você é o condutor da mudança. Você consegue. Nunca desista de si mesmo. Um feliz e próspero ano novo para você!

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Yuri Busin