Pular para o conteúdo

Como superar o término de um namoro

Superar o término de um namoro nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, passa a ser fundamental aprender algumas formas para lidar melhor com esse momento, fazendo com que você possa se sentir melhor.

Porém, é preciso ter em mente que essa superação não irá acontecer de uma hora para outra. Ela pode levar algum tempo. Mas, ao passar por esse momento, você poderá ficar aberto para novas possibilidades e deixar de sofrer por um longo período.

Portanto, veja algumas dicas do que você pode fazer para superar o término de um namoro, independente de como era a sua relação ou quanto tempo vocês ficaram juntos. Assim, você saberá como lidar melhor com essa situação. Confira!

Entenda que o término da relação possui algumas fases

Com o término do relacionamento você passará por algumas fases para então conseguir realmente aceitar o fim. Aprender sobre essas fases é fundamental para superar o término do relacionamento.

De maneira geral, você passará pela fase da indignação, da raiva, da tristeza, da culpa, para então conseguir chegar na fase final, que é a aceitação. Somente ao aceitar o fim você ficará aberta para seguir em frente.

É preciso ter em mente que esses sentimentos nem sempre ocorrem nessa ordem e que podem estar todos misturados. Mas, será preciso vivenciá-los, passando por um processo reflexivo, para então aceitar o fim da relação e realmente superá-lo.

É preciso respeitar o período de luto

O término de uma relação pode ser visto como a “morte” simbólica do seu relacionamento. Assim, é absolutamente normal você passar por um momento de luto. Afinal, você “perdeu” uma pessoa que gostava muito, que estava ao seu lado durante um determinado tempo.

Com o término da relação, você não terá mais essa pessoa no dia a dia, pelo menos, não como a sua parceira. Nesse período, você poderá sofrer um pouco, sentir-se um pouco mais triste e ter pensamentos saudosos. Isso tudo é muito comum.

Respeitar esse momento é lidar com ele de uma maneira mais saudável, sabendo que todos esses sentimentos vão diminuir aos poucos até chegarem ao fim. Portanto, ao passar pelo processo de luto, evite tomar grandes decisões e tenha em mente que por mais que você esteja com saudades do parceiro, nem sempre voltar com ele será a melhor opção.

Lembre-se de focar em você mesmo

Em uma relação as pessoas acabam se entregando ao parceiro, fazendo com que o outro se torne importante em suas vidas. No término de uma relação, é fundamental tentar focar cada vez mais em nós mesmo, para que possamos lembrar quem realmente somos e o que desejamos para nossa vida.

Essa busca por autoconhecimento irá nos demonstrar que é possível ser feliz sem o outro e que ainda temos muitas oportunidades e experiências para nossas vidas. Portanto, ao voltarmos para dentro de nós, sem depender emocionalmente de outras pessoas, conseguirmos superar o término do relacionamento e passar por esse momento de uma forma muito mais saudável.

Quando o término começa a influenciar negativamente a sua vida

Em alguns casos, o término do relacionamento se torna tão difícil de lidar que acaba influenciando muito a vida da pessoa. Assim, pode ser importante buscar o auxílio de um profissional capacitado para nos ensinar a compreender melhor toda essa situação e a nos livrarmos de alguns sentimentos negativos.

O profissional mais indicado é o psicólogo, que irá fazer com que a pessoa possa passar por todas as fases do término da relação de maneira saudável e possibilitando que você tenha um processo de desenvolvimento mais ativo. Com isso, ocorre uma diminuição do sofrimento, fazendo com que você possa superar o término de um namoro com muito mais facilidade.

E você, acabou de passar por um término de um relacionamento e está precisando de ajuda psicológica para superar o seu parceiro? Entre em contato comigo e marque agora sua consulta. Até a próxima!

Voltar ao topo