Pular para o conteúdo

Como superar o término de um namoro

Cotidiano
Como superar o término de um namoro

Seja você a pessoa que ficou com o coração partido ou quem decidiu terminar o relacionamento, o fim de um relacionamento não é algo fácil para ninguém. Os rompimentos machucam e o luto pode levar mais tempo do que a maioria gostaria de admitir.

Seguir em frente é difícil porque os lembretes de seu relacionamento passado parecem estar em toda parte. Alívio, confusão, desgosto, tristeza – todas essas são reações perfeitamente normais e fazem parte do fim de um relacionamento.

Independentemente de quão difícil as coisas pareçam agora, você precisará passar por isso. Por isso, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-la a iniciar o processo de juntar as peças e seguir em frente.

1- Evite o contato

A decisão de bloquear o ex-parceiro nas redes sociais ou não vai da opinião de cada um. O importante é que você não tome a iniciativa de ligar ou mandar mensagens para o ex, pois isso apenas fortalecerá o apego ao outro e prolongará o seu processo de recuperação.

Experimente ficar pelo menos 30 dias sem nenhum contato. Após esse tempo, você estará se sentindo muito melhor e com uma visão mais racional sobre o fim do relacionamento.

Agora, se é o ex que está a todo momento entrando em contato com você, pense na possibilidade de bloqueá-lo. Definir limites claros ajuda a tornar a separação mais fácil para vocês dois.

2- Esqueça a vingança

Por mais que o outro tenha feito algum mal a você, responder na mesma moeda não é algo saudável. Nesse momento de “luto” não é o momento certo para você alimentar a energia negativa de uma vingança, seja ela direta ou indireta.

Qualquer ato de vingança que vier a fazer apenas deixará marcas em você mesmo de vergonha e remorso. Por isso, antes de qualquer ação, pergunte se ela é consistente com a pessoa que você quer ser daqui para a frente.

3- Redescubra velhos interesses

Durante a vida a dois, é comum que alguns de nossos hobbies sejam deixados de lado para abrir mais espaço para a chegada de um companheiro. Por isso, reacender esses antigos interesses após o término pode ser uma maneira de você seguir em frente.

Claro, tentar fazer coisas novas também é importante, mas como não há garantia que você realmente goste dessas novas atividades, primeiro gaste energia em perseguir os seus hobbies adormecidos.

4- Evite o uso de bebidas ou drogas

Por mais que as pessoas possam consumir álcool e substâncias como uma forma de fugir da realidade, estar embriagado, na verdade, apenas amplifica os sentimentos, incluindo os de tristeza e raiva. E, com esses sentimentos amplificados, é grande a chance de você tomar decisões que irá se arrepender depois.

Nesse momento de recuperação, a única coisa que você precisa é de clareza e não uma muleta para a dor. É preciso voltar sua atenção para seu relacionamento consigo mesmo, priorizando o autocuidado.

Considere entrar em contato com um psicólogo comportamental para ajudá-la a identificar métodos de enfrentamento saudáveis para o fim do relacionamento, além de erradicar emoções negativas persistentes ou lidar com os efeitos de uma potencial manipulação do ex-parceiro. O psicólogo ajudará você a trabalhar em um plano para o futuro em que a sua saúde mental e bem-estar são as prioridades.

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Yuri Busin