Pular para o conteúdo

Como superar o ciúme do passado?

Cada vez mais, uma grande proporção de pessoas tem desenvolvido o ciúme do passado, mantendo o foco de sua atenção na vida amorosa anterior de seu parceiro. Essa obsessão faz com que o ciumento fique preso em um loop de pensamentos negativos sem fim, o que pode gerar comportamentos abusivos e colocar em risco o relacionamento.

Muitas vezes, o caminho mais fácil é terminar a relação atual e seguir em frente. Entretanto, o problema pode estar mais na sua cabeça do que no passado do seu parceiro. Sem resolver essas questões, você estará apenas transferindo os seus medos, inseguranças e julgamentos para um próximo relacionamento.

Portanto, se você está disposto a acabar com o seu ciúme do passado de uma vez por todas, continue a leitura!

Quer saber mais sobre o tema? Leia o post Ciúme Retroativo com entrevista de 30 minutos e mais dicas e informações! Não deixe de ler!

O que é ciúme do passado?

O ciúme do passado, também conhecido como “ciúme retroativo” consiste em uma coleção de pensamentos e emoções incessantes sobre a história romântica ou sexual passada de um parceiro, o que leva a ações negativas e a possível desestabilização ou mesmo destruição do relacionamento.

Pare um momento e pense o quão cruel é manter atitudes negativas e ter ciúmes de relacionamentos passados, algo que o parceiro não tem condições de voltar atrás e mudar qualquer coisa. É como se o ciumento estivesse punindo o parceiro pelo passado dele.

Além disso, quando você deixa seu parceiro saber que está com ciúmes de relacionamentos passados, tudo o que realmente está fazendo é sinalizar o quão inseguro você é. E essa não é uma característica atraente para ser divulgada.

Geralmente, o ciúme do passado tem origem no ego, na falta de confiança e no medo da solidão. No final das contas, sua mente está simplesmente presa em um estado de negatividade em relação ao seu parceiro.

Por mais assustador que possa parecer à primeira vista, superar o ciúme retrógrado não é tão difícil quanto você imagina.

Além disso, você poderá comprar o meu curso on-line sobre Ciúme Retroativo! Vamos trabalhar, juntos , dois caminhos para a melhora:

  • Autocontrole;
  • Melhorando a si mesmo.

Tudo isso dividido em 8 aulas

O curso é prático, rápido e dinâmico com duração de 2h!

De R$349,90 por apenas R$149,90! *Não substitui a psicoterapia.

Quais as principais dicas para superar o ciúme retroativo?

Entender que todo mundo tem um passado e que ele foi fundamental para a pessoa se desenvolver para chegar no que é hoje, é a principal dica para superar o ciúme de relacionamentos passados do seu parceiro.

A verdade é que qualquer pessoa que você possa conhecer já dormiu com várias outras e estiveram em vários relacionamentos. Ou você prefere um parceiro virgem e que nunca entrou em um relacionamento? Muito provavelmente, se você abandonar o parceiro atual, terá o mesmo problema com outro.

Também é válido considerar seu próprio passado romântico. Se você já namorou ou dormiu com outras pessoas e agora está apaixonado por seu novo parceiro, não é possível que ele também se sinta da mesma maneira que você?

Outra dica é evitar invadir o espaço pessoal do seu parceiro, passando horas pesquisando o passado dele nas redes sociais, olhando conversas antigas no celular ou fazendo perguntas de eventos íntimos que aconteceram antes de conhecê-lo. Além de machucar você, a prática acaba se tornando em um ciclo abusivo interminável que pode ser de difícil superação.

Além disso, pensar demais gera conclusões que não são exatamente verdadeiras e são totalmente inúteis, gastando a sua energia mental. Imagens mentais são como plantas — quanto mais você as rega, mais elas crescem.

Se você não mudar certos hábitos, não há cura instantânea para o ciúme do passado. Ele não desaparecerá de um dia para o outro, apenas porque você assim o deseja. Mas é possível agilizar esse processo procurando ajuda profissional, buscando conselhos de um psicólogo clínico.

Em uma terapia, você conseguirá identificar e curar completamente um trauma emocional ou um desejo não realizado, que pode estar gerando o seu ciúme. Quanto mais fundo você trabalhar com o seu psicólogo, será possível encontrar as melhores soluções para o problema.

Assim, por mais desconfortável que os sentimentos de ciúme do passado, ansiedade ou insegurança possam ser, existe muita alegria, conexão e intimidade que você pode experimentar ao focar a sua atenção no presente e com a pessoa que está ao seu lado agora.

E então, preparado para superar o seu ciúme do passado? Marque agora mesmo a sua consulta**!

Voltar ao topo