Pular para o conteúdo

Como superar a saudade do ex-namorado

Cotidiano
Como superar a saudade do ex-namorado

Por mais que terminar com um determinado parceiro tenha sido o melhor a ser feito, é muito provável que você ainda sentirá falta dele por algum tempo.

Não se preocupe, é perfeitamente normal não parar de pensar no ex quando o relacionamento termina. A pessoa compartilhou bons – e maus – momentos ao seu lado. Apesar dos problemas, você também acumulou experiências, emoções e memórias positivas. Tudo isso faz falta.

A tristeza e a angústia que vem acompanhada da separação pode fazer a pessoa querer contatar o parceiro, simplesmente para fazer a dor emocional ir embora. Você pode achar que se sentirá melhor ouvindo a voz dele ou recebendo uma mensagem, mas entrar em contato pode tornar mais difícil esquecê-los completamente.

Nesse momento, parece que as coisas nunca mais serão normais. Porém, acredite, essa saudade vai passar.

Superando a saudade do ex

Para o bem de sua saúde mental, corte qualquer tipo de comunicação com o ex. Você não precisa saber onde ele está, ou com quem ele está. Simplificando… não, você não pode ser amigo do seu ex – pelo menos, não nesse primeiro momento.

Agora, você está passando por uma espécie de luto pelo fim do relacionamento. No futuro, daqui a alguns meses (ou anos), é possível que vocês possam nutrir uma amizade saudável e feliz. Mas, por enquanto, parte da solução da saudade é se afastar de comunicações diretas ou indiretas que desencadeiam gatilhos emocionais do passado.

Um segundo passo é perdoar esse passado. Os rompimentos trazem muito arrependimento e raiva. Quanto mais você fica remoendo o que aconteceu, mais esses sentimentos se tornam intensos. Isso pode virar em um círculo vicioso e prolongar o período da “sofrência”.

Em vez de ficar relembrando os erros do ex-parceiro, volte esse foco para você. Identifique as suas próprias falhas durante a relação e pense no que você poderia ter feito de diferente. Isso vai lhe tornar uma pessoa muito melhor e fazer se esquecer do ex mais rápido.

Ama-se em primeiro lugar

O término de um namoro também pode prejudicar sua autoestima. Durante o processo de luto, é possível que você possa duvidar de si mesmo ou acreditar que somente você foi a culpada pelo fim do relacionamento. Se houve traição do parceiro, não caía no pensamento que você não era suficiente ou que a outra era mais bonita.

Além disso, quando você sente falta do seu ex, é fácil ficar em casa sentindo pena de si mesmo. Por isso, permanecer produtiva pode tirar sua mente dos sentimentos de tristeza. Dar a si mesmo uma lista de tarefas pode ajudá-lo a transformar sua tristeza em produtividade.

Ame-se! Corte o cabelo, compre algumas roupas novas ou faça uma pequena viagem que você tanto queria fazer. Nesse momento, o melhor que você pode fazer é cuidar de si mesma, algo que pode potencializar a sua confiança e humor.

Deixar de lado um ex que você ainda ama é importante para sua saúde mental. É um processo que terá seus dias bons e dias ruins, mas essa bagagem emocional te deixará mais forte e saudável.

Se você está passando por esse momento difícil após o término de um relacionamento e está enfrentando desafios para lidar com suas emoções, lembre-se de que não está sozinha. Procurar ajuda profissional de um psicólogo pode ser um passo importante para cuidar da sua saúde mental e encontrar maneiras saudáveis de lidar com essa situação. Entre em contato comigo, tudo bem buscar ajuda!

Curtiu este artigo? Acompanhe outros conteúdos no meu Instagram @dryuribusin

Últimas publicações

images/blog/o-que-e-vergonha-e-como-lidar-com-ela.jpg
Cotidiano

O que é vergonha e como lidar com ela?

images/blog/o-que-e-bolha-social.jpg
Cotidiano

O que é bolha social e como ela pode afetar a sua vida

images/blog/porque-voce-deve-comecar-a-ter-compaixao.jpg
Cotidiano

Por que você deve começar a ter autocompaixão hoje mesmo

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin