Ir para o conteúdo

Como solicitar seu reembolso de psicoterapia

O pedido de reembolso de psicoterapia é um direito garantido por lei a todos pacientes que queiram escolher um médico, sem depender do convênio, para tomar alguma decisão. Dessa forma, não existem intermediários entre você e o seu psicólogo. Explico em detalhe logo abaixo.

Atualmente, os convênios são obrigados a reembolsar os valores de consultas particulares dos seus segurados, através da resolução nº 387 de 2015 da Agência Nacional de Saúde (ANS) .

Entretanto, cada convênio possui uma tabela de reembolso fixa para cada plano, a qual o usuário tem o direito de saber. Dependendo do valor que será cobrado pelo seu psicólogo, o valor reembolsado poderá ser uma porcentagem ou mesmo o valor total. Algumas operadoras chegam a reembolsar R$ 400,00 por sessão de psicoterapia.

Passo a passo:

1º Descobrir o valor do reembolso de psicoterapia do seu plano de saúde:

Para descobrir essa informação você precisa entrar em contato com o seu corretor ou operadora de saúde e perguntar o valor de reembolso para consultas de psicoterapia, além de se informar sobre quais os procedimentos para fazer a entrega dos recibos/notas fiscais e receber o reembolso.

Não se preocupe, os convênios são obrigados a informar esses valores e procedimentos. Lembre-se de anotar essas informações para não ter problemas durante o pedido de reembolso.

2º Encaminhamento médico:

A maioria dos planos de saúde solicitam um encaminhamento de um médico para fazer o reembolso. Para conseguir isso basta marcar uma consulta com um médico de sua preferência e solicitar o encaminhamento médico para sessões de psicoterapia.

Um clínico geral ou mesmo um psiquiatra podem fazer esse encaminhamento. No entanto, é importante que este documento seja datado, possuir um CID e ser carimbado com o CRM do médico.

Este procedimento é simples e rápido. Os médicos já estão acostumados a fornecer esses encaminhamentos.

3º Marque sua consulta com um psicólogo:

Para marcar sua consulta basta apenas clicar aqui.

4º Nota fiscal eletrônica do psicólogo:

Solicite a nota fiscal para o psicólogo, informando apenas o seu CPF e e-mail. A nota será encaminhada no seu e-mail após as sessões.

5º Pedido de reembolso:

Após receber a nota fiscal de sua consulta, encaminhe para a operadora de saúde e logo você receberá o reembolso do valor informado por eles.

Lembrando que é de responsabilidade do paciente enviar as notas para o convênio assim com saber exatamente os valores a serem reembolsados e procedimentos de entrega dos documentos.

Fale comigo. Tudo bem buscar ajuda.

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.