Durante a evolução humana, o cérebro se desenvolveu para responder a pensamentos negativos de forma mais ágil do que os sentimentos positivos, com o intuito de ajudar o homem a tomar decisões diante de ameaças, garantindo sua segurança e sobrevivência.

Se no passado esse mecanismo era útil, no mundo moderno a coisa é diferente. Hoje, as pessoas estão usando excessivamente esse poderoso sistema de segurança. Mesmo sem estar em situações reais de perigo, os pensamentos negativos têm prejudicado a capacidade dos indivíduos de processar informações e pensar com clareza.

Não só isso, mas também está causando mais danos ao corpo e ao cérebro do que as pessoas imaginam. Pensamentos negativos, acompanhado de sentimentos de desamparo e emoções reprimidas têm o potencial para desenvolver estresse, afetar a energia mental e levar a inúmeros problemas de saúde.

Por isso, para ter uma melhor saúde física e mental, aqui estão algumas dicas de como se livrar de pensamentos negativos. Confira!

A origem dos pensamentos negativos

Via de regra, qualquer pensamento que faz alguém se sentir mal é considerado um pensamento negativo. Ele tem grande potencial para causar diversos sentimentos negativos como tristeza, frustração, inveja, raiva, entre outros. Por isso, a forma como você se sente indica se você está pensando negativamente.

Muitos desses sentimentos surgem a partir de crenças adquiridas durante a infância ou juventude. Quando mais jovens, as pessoas são mais suscetíveis a serem influenciadas por aqueles que estão a sua volta.

Assim, elas não entendem como pensamentos se tornam crenças, nem quais delas são consideradas positivas e negativas. O resultado disso, é que alguma negatividade pode permanecer no sistema de crenças de alguém, e isso se torna rígido ou até mesmo fixo em certas ideias ou opiniões durante toda a vida.

O pensamento negativo persistente pode ser considerado um vício, sendo responsável por outros hábitos ruins das pessoas. Afinal, quando alguém é viciado em comida, drogas ou jogos, elas estão apenas tentando escapar de seus próprios sentimentos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association revelou que aqueles que têm pensamentos pessimistas têm mais chances de apresentar problemas gástricos, dores musculares, arritmia e taquicardia.

Dicas para pensar mais positivamente

Felizmente, superar pensamentos e imagens negativas persistentes em sua mente é possível. Para isso, existem diversas dicas e métodos possíveis. Basta encontrar a prática que funcione melhor para você e persistir na busca desse bom hábito.

Geralmente, a maioria dos pensamentos negativos têm origem em um problema central, tão enraizado em sua vida, que continua a lhe afetar dia após dia. Para superar a negatividade, é preciso identificar qual é esse problema e resolvê-lo de uma vez por todas.

Pode parecer bobo, mas uma técnica eficaz é transmitir para o papel todo o medo, raiva ou ciúmes que você está sentindo. Ao usar caneta e papel, você consegue refletir e expressar toda essa negatividade que até então estava reprimida. E, ao jogar esse papel fora, você está simbolicamente se livrando desses pensamentos ruins e criando um compromisso de seguir em frente.

Obviamente esse ato é apenas o início das mudanças, não será só isso que irá fazer sua vida mudar da noite para o dia, mas sim é um pontapé inicial para sua nova dinâmica. O importante aqui é você lembrar e refletir sobre o que você quer mudar e escolher apenas um comportamento por vez, para você sentir que está conseguindo evoluir. Focando sempre em um novo hábito saudável para você.

O seu círculo de amizades também consegue afetar os seus pensamentos. Por isso, sempre que possível, evite pessoas que são sempre negativas, ou, pelo menos, não deixa que elas contagiem negativamente você.

Dessa forma, você só conseguirá se livrar dos padrões de pensamento negativos quando entender qual a sua origem e porque ele ainda afeta sua vida. Somente com essa autoconsciência você conseguirá fazer uma escolha para mudar sua perspectiva e se tornar mais feliz e positivo.

Algumas pessoas podem possuir um pouco mais de dificuldade de fazer esse processo e neste caso é interessante buscar ajuda de um psicólogo!

Gostou das dicas de como se livrar dos pensamentos negativos. Está enfrentando dificuldades para superá-los? Então, confira este outro artigo sobre como desenvolver sua inteligência emocional!

Deixe um comentário